APAC de Janaúba passa para bairro Isaías Pereira

(Por José Ambrósio Prates) A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) teve sua localização mudada e será construída no bairro Isaías Pereira. A localização anterior seria na comunidade de Vila Nova dos Poções, o que contraria as normas desse programa, que em todas as localidades funciona nas cidades. A APAC é um modelo prisional diferenciado na recuperação do preso. A assinatura da escritura pública do terreno foi oficializada em reunião entre os representantes da Prefeitura e diretores da APAC. Agora o próximo passo é lançar a pedra fundamental e iniciar as obras, o que deve ocorrer em fevereiro do ano que vem. A informação é do presidente da APAC Janaúba, o advogado Leonardo Francisco de Souza.

De acordo ele, a iniciativa para implantação de uma unidade do novo modelo prisional de recuperação do preso em Janaúba, surgiu de um projeto de extensão e pesquisa da Faculdade Vale do Gorutuba - FAVAG, com o apoio de professores, direção e acadêmicos. Leonardo Francisco completa que essa iniciativa tem ainda o apoio da comunidade, em especial dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, além de entidades sem fins lucrativos, como Lojas Maçônicas de Janaúba e Associação Comercial e Empresarial de Janaúba (ACIJAN). O advogado Leonardo, ressaltou a relevância da participação da sociedade civil organizada, e a comunidade em geral, na instalação da APAC, pois só assim, esse projeto sairá do papel, já que a entidade sobrevive do voluntariado.

A APAC contará com uma área de 8.232,50 metros quadrados, que foi doada pelo Município de Janaúba, e está localizada na Vila Izaías. O ato de assinatura se deu em dois momentos, sendo o primeiro em reunião da Câmara Municipal, dia 12 de novembro e, em seguida no gabinete do prefeito, Yuji Yamada, dia 13, com a presença do próprio prefeito, presidente da APAC, Leonardo Francisco, o professor da Favag e Tabelião do Cartório de Serviço Notarial do 2° Ofício de Janaúba, Dênio Pinheiro de Carvalho, o presidente da Câmara Municipal, Armando Peninha Batista, o procurador do Município Carlos Eduardo Serapião e Vadilson Reis Cardoso.

Uma vez concluída, A APAC irá contribuir para o desafogamento do superlotado presídio de Janaúba, já que possibilitará a criação de 120 novas vagas para recuperação de presos no município. Não bastasse esse ponto positivo, outro ganho que interessa diretamente à sociedade, é que dados estatísticos apontam índices de recuperação de detentos que podem chegar a 95%, enquanto que, no modelo prisional atualmente em funcionamento no país, o resulto é inverso. Durante a reunião da Câmara Municipal de Janaúba, dia 12 de novembro, quando ocorreu o ato de assinatura da escritura pública que oficializou a doação do terreno, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Armando Peninha Batista, destacou a importância da implantação da entidade em Janaúba que, nos últimos anos, tem carregado a fama de ser uma das cidades mais violentas do país, resguardada a devida proporção.

Segundo Peninha, a APAC é uma forma de se tentar minimizar o quadro da violência no município, que é considerado grave. No entanto, lembrou que é importante que o próximo prefeito Carlos Isaildon Mendes, invista na família, ou seja, na criança, no adolescente e no jovem. Sugeriu ainda, ao novo gestor municipal, que revise todos os projetos sociais, aliados essenciais do poder público municipal, geralmente voltados aos mais necessitados. O dirigente do legislativo municipal defendeu a participação de todos os segmentos da sociedade civil organizada, na concretização da APAC Janaúba.

O prefeito eleito e atual vereador, Carlos Isaildon Mendes, também ressaltou a relevância da instituição APAC para o município, e disse que está articulando, no sentido de, o orçamento de 2017, contemplar mais recurso destinado à segurança pública. Para isso, ele e seu secretariado irá apreciar o orçamento da Prefeitura, referente ao exercício do ano que vem. Ainda na sessão legislativa, o vereador Adauri Cordeiro, enalteceu o trabalho da comissão de instalação da APAC ao reconhecer que a iniciativa em muito vai ajudar a conter a violência na cidade, mas disse que são necessárias ações mais efetivas, visando desarmar as pessoas que cometem crimes contra pessoas de bem no município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos