Reitor garante campus de Janaúba


(Por Ambrósio Prates) O reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Gilsiano Saraiva Nogueira, aliviou os norte mineiros, quando anunciou que o campus de Janaúba da instituição não será fechado. Ele participou da audiência pública na última sexta-feira, dia 4, no Centro Cultural. O evento foi organizado pelo Diretório Estudantil do Campus Janaúba, que alega ter participado de reunião em Diamantina, com a reitoria, quando foi aventada a possibilidade de fechamento do campus na cidade.

O caso repercutiu entre os universitários, que decidiram ocupar o prédio da instituição onde funciona o campus de Ciências e Tecnologia. Depois de 20 dias de ocupação, foi convocada a audiência. Os deputados Paulo Guedes, Gil Pereira e Leonardo Monteiro participaram da audiência e se comprometeram em buscar alternativas para que o campus em Janaúba continue funcionando. Durante sua fala, o reitor Gilciano Saraiva Nogueira afirmou que teria havido um mal entendido na reunião que ocorreu em outubro, em Diamantina, e não há nenhuma possibilidade de fechamento do Campus. Ele afirma que relatou às dificuldades de todos os campi no Brasil. Isso foi entendido como possibilidade de fechamento da unidade em Janaúba.


O reitor reconhece que nesse momento existe é um atraso por parte do MEC na destinação dos professores a cada campus no país. Este, no entanto, seria um problema geral e não alusivo exclusivamente ao campus Janaúba e que o prédio onde funcionará a Universidade Federal na cidade está praticamente concluído. Existem, no entanto, dificuldades relativas à extensão das redes de água, esgoto e energia, que podem atrasar a entrega do edifício para a comunidade acadêmica. O prefeito eleito de Janaúba, Carlos Isaildon, assegurou à que essas questões já estão sendo solucionadas e tudo indica que o prédio deverá começar a ser utilizado no ano que vem. 

O campus da UFVJM de Janaúba abriga atualmente 400 acadêmicos. A unidade será referência de ciência e tecnologia da Universidade, que tem sua sede em Diamantina. Um dos cursos previstos, o de engenharia Física deverá ser o primeiro de Minas Gerais e o terceiro do país. O risco de fechamento do campus foi considerado grave, conforme relatos de vários participantes da audiência, que entende seria a gota d’água da falta de compromisso com a região da Serra Geral. Muito enfática, a docente citou o caso da Universidade Federal de Ouro Preto que foi fundada por Dom Pedro há mais de 140 anos atrás e quase um século e meio para que uma Universidade Federal fosse instalada no Norte de Minas.

Comentários

  1. MAIS MENTIRA. SOMENTE MENTIRA. ANOTAM AI SE ATE DEZEMBRO DE 2017 SAIU ALGUMA COISA. ISSO E BRASIL MENTIR FAZ PARTE

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou