Em Janaúba produtores da Serra Geral de Minas concluem GQC

“O mercado é exigente. Com isso, é preciso a transição para adequar as necessidades sem perder o padrão de qualidade”, essa foi a justificativa de Fernanda Baldi Nogueira para a adesão da fazenda São Jorge, propriedade de sua família que está situada no município de Verdelândia, ao Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) do SENAR Minas. Realizado entre agosto e outubro deste ano em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e com o sistema Sicoob Credivag, o programa envolveu 10 propriedades da região da Serra Geral de Minas. A solenidade de conclusão do curso foi realizada no parque de exposições da cidade no início do mês.

Ainda jovem, Fernanda Nogueira se aliou ao pai, Pedro Nogueira, no gerenciamento da fazenda, que segue tradições familiares no agronegócio. No GQC, pai e filha foram instruídos sobre a administração de uma empresa rural e as particularidades da legislação, comunicação, marketing, contabilidade, comércio e tecnologia. O primeiro passo dado, segundo Pedro, foi desfazer daquilo que era ocioso e ocupava espaço na propriedade, que fica distante 35 quilômetros de Janaúba. “Fizemos uma limpeza e, diante disso, ganhamos espaço e proporcionamos um ambiente melhor”, mencionou Pedro, que é técnico em agropecuária.

A meta de Pedro e da filha Fernanda é elevar a produção de queijo até 2020, passando de 345 para 500 unidades diariamente, atendendo ao mercado local, regional e interestadual, já que parte do produto vai para o estado de São Paulo. Fernanda se encarrega da motivação dos funcionários, que são capacitados para evitar o desperdício na produção, enquanto o pai adota métodos para a comercialização e aumento na captação de leite na própria fazenda.

De pai para filho
O engenheiro agrônomo Marcelo Leite Meireles também recebe o incentivo e o auxílio familiar. Ele divide com o filho Marcel Souza Meireles a administração e produção da fazenda Terra Nova, em Jaíba. Lá, eles investem no plantio de banana e na criação de potros quarto de milha. “A nossa meta é produzir banana de qualidade e ter potros de alta linhagem”, disse Marcelo, ao destacar que, para atingir a meta, é preciso que haja qualificação da mão de obra.
A expectativa dos dirigentes da fazenda Terranova é elevar a produção de banana de 15 para 30 toneladas, e aumentar o plantel para 10 potros em um ano.

Empresários rurais
O GQC em Janaúba teve instrução de Maria Tereza Gazzinelli Porto, a Teí, que é também administradora de empresas. Nesse período, os empresários rurais receberam informações sobre planejamento estratégico, gerencial e operacional. Eles aprenderam sobre controle das receitas e despesas; princípios da qualidade; comercialização, marketing e finanças; planejamento e relação com fornecedores e com o mercado e procedimentos operacionais, entre outros. Houve participação de produtores de Janaúba, Nova Porteirinha, Jaíba, Porteirinha, Verdelândia e Mato Verde.

Sérgio Azevedo, o “Vermelho”, mobilizador do sindicato de Janaúba, destaca que o GQC mostra para o produtor que é possível ir além e ampliar sua visão de negócio. Esse também é o raciocínio de Júlio César Diniz, presidente do Conselho Deliberativo do sistema Sicoob Credivag. Para ele, é uma oportunidade do produtor se qualificar e ainda investir em gestão e qualidade nas propriedades rurais. “O GQC apresenta o quanto podemos mostrar que temos capacidade de melhorar a performance da gestão”, declarou Júlio César, que também é vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, José Aparecido Mendes, classificou como “de suma importância” o programa. Ele se diz entusiasmado com a iniciativa dos filhos em ajudar efetivamente os pais, numa clara demonstração de incentivar a permanência do produtor rural na atividade. Ele enalteceu a parceria entre o Sindicato Rural de Janaúba e o SENAR Minas, a qual, em pouco mais de seis anos, realizou 600 cursos, resultando na qualificação de mais de 7 mil produtores e trabalhadores rurais. Ele também elogiou o sistema Sicoob Credivag por incorporar essa parceria, cujo objetivo é permitir ao produtor reduzir custos e buscar eficiência na condução de seu negócio.


Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba
www.senarminas.org.br

Fonte: Cenário MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos