Prefeito Yuji Yamada desiste de receber três meses de salário

Yuji Yamada

(Por AMBRÓSIO PRATES) O prefeito Yuji Yamada, de Janaúba, desistiu de receber os seus salários de outubro, novembro e dezembro, como forma de ajudar a Prefeitura a superar as dificuldades financeiras atuais, por causa da crise financeira. Ele tomou a decisão na última quinta-feira, e surpreendeu o mundo político, pois é raro um fato como esse. Desde o mês de junho ele articulou para os prefeitos do Norte de Minas adotarem outra medida inédita, mas sem efeito prático: decretarem Situação de Emergência Financeira, de reconhecimento da falta de recursos para pagar as dívidas. Yamada é um dos maiores fruticultores do Brasil e não depende de verba pública para sobreviver.

Na entrevista ao Jornal Serra Geral, o prefeito janaubense, nascido no Japão e que veio morar no Brasil, salienta que diante da crise econômica brasileira, os planos de ajustes fiscais federais e estaduais, que refletem diretamente nos municípios, com quedas de receitas, ele foi obrigado a adotar algumas medidas de redução de despesas, para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede deixar dívidas para o ano seguinte ou novo mandato, se não tiver a verba especifica para cobrir essa despesa. Por isso, ele tomou a iniciativa de dar seu exemplo e desistiu de receber os salários dos últimos três meses. Nenhum secretário ou assessor seguiu o seu gesto.

Yamada anunciou que também está prevista a exoneração de assessores que ocupam cargos comissionados e pessoal contratado. “Deixo a Prefeitura com a sensação do dever cumprido e garanto não ter problema algum em nossa gestão”, disse o prefeito janaubense na entrevista. O prefeito Yuji Yamada passou por um susto recentemente, pois sofreu acidente em sua casa e bateu a cabeça no chão. Ele recebeu atendimento por parte de uma equipe de saúde tendo, inclusive, submetido a procedimento cirúrgico. “Foi só um susto mesmo”, completou Yuji Yamada.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos