Janaúba faz passeata de apoio ao hospital de Barretos

(Foto: Idalice Martins)

(Por Ambrósio Prates) Várias pessoas participaram da passeata pela vida, andando pelas ruas centrais de Janaúba, domingo dia 27, em evento com o tema “Passos Que Salvam” e faz parte do movimento nacional pelo Hospital do Câncer de Barretos. Desde o ano de 2012 o hospital paulista instituiu a passeata, que tem como objetivo angariar fundos para manter a instituição e estabelecer parcerias entre os municípios envolvidos. Nesse ano, 292 cidades participaram da caminhada, entre eles, Janaúba. Os participantes em Janaúba adquiriram o kit, com a contribuição de R$ 30 reais. Todo o valor será revertido para o Hospital do Câncer em Barretos.

Além de atender pessoas em tratamento de câncer, o hospital de Barretos ainda instituiu uma parceria com os municípios na capacitação de funcionários na área de saúde, onde os funcionários são treinados para conseguir identificar sinais indicativos da existência de câncer em fase precoce em crianças e adolescentes. Segundo a Literatura Médica, nesses casos o percentual de cura chega aos 90%. Segundo Idalice Martins, coordenadora de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba, a principal razão da passeata é a conscientização a respeito da necessidade de compreender os sinais da existência de câncer em crianças e adolescentes o mais cedo possível para propiciar o devido tratamento e salvar vidas.

Desde o ano de 2014 que Janaúba está na espera de abrigar um hospital do câncer, em parceria com a Santa Casa de Montes Claros. O terreno foi doado pelo município, assim como empresas se comprometeram a ajudar na construção. A situação foi facilitada pela decisão do Ministério de Saúde em autorizar o funcionamento de mais um serviço oncológico pelo SUS no Norte de Minas, já que pela lei, cada serviço é autorizado a cada 500 mil habitantes. Atualmente somente Montes Claros conta com dois serviços oncológicos, vinculados ao Hospital Dílson Godinho e Santa Casa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos