Codevasf anuncia retomada das obras no canal do Gorutuba

A reunião realizada em Brasília (Foto: Divulgação)

(Por AMBRÓSIO PRATES) As obras de recuperação do canal do Projeto Irrigado Gorutuba, em Janaúba e Porteirinha, deverão ser retomadas em janeiro de 2017, para desespero dos irrigantes, e com o agravante de ser em plena época de chuva. O superintendente estadual da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Rodrigo Alves Rodrigues, anunciou que esteve em Brasília, na última quarta-feira, e discutiu o assunto com a direção da empresa responsável pelas obras de recuperação do canal principal do perímetro de Irrigação Gorutuba.

Ficou definido que, além da retomada das obras, serão realizados os serviços de recuperação, reforma, e aperfeiçoamento dos canais. Até janeiro, a empresa contratada para realizar as intervenções se dedicará a adequar projetos. Participaram da reunião, que definiu esse cronograma de trabalho, além do superintendente Rodrigo Rodrigues, a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, o diretor de Empreendimentos de Irrigação, Luís Napoleão Casado, o gerente de Empreendimentos de Irrigação, Carlos Alberto Santos Pinheiro e representantes da empresa responsável pelas obras.

O contrato prevê a execução de obras e serviços voltados à recuperação do canal principal do perímetro e à transformação dos canais abertos em sistema de tubulação, e, ainda, a automação de tarefas de medição, monitoramento e controle. “Essas obras vão restabelecer aos irrigantes os 100% da capacidade de irrigação, que atualmente está reduzida. Vão também reduzir a perda de água em 40%. Tendo em vista que a região hoje sofre muito com a falta de chuvas, a execução dessas obras é muito importante”, afirma Rodrigo Rodrigues. Justificando, assim, o seu empenho em buscar uma solução para concluir essas obras, que, hoje, são um dos maiores problemas, vividos pelos irrigantes gorutubanos.


Quando as intervenções estiverem concluídas, os produtores do Gorutuba observarão significativa melhora na condução e na distribuição da água. A minimização da perda de água permitirá a expansão da área irrigável dos atuais 4.800 hectares para 7.800 hectares, o que viabilizará o aumento da produção e o surgimento de novos empregos diretos e indiretos. Entre os fatores que beneficiarão produtores também está a redução dos custos de operação e manutenção da infraestrutura de uso comum. O perímetro Gorutuba possui atualmente 393 lotes de produção familiar e 65 lotes empresariais. As principais culturas são banana, uva e pastagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos