Solenidade marca assinatura de contrato para a realização da 1ª residência no âmbito do Coapes


A integração entre ensino, serviço e comunidade como estratégia para a melhor formação profissional passa a contar uma importante ferramenta no âmbito regional. Na tarde dessa quinta-feira (29/9), foi assinado o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) para a oferta do primeiro programa de residência – Medicina Geral de Família e Comunidade – por meio da parceria entre a Universidade Estadual de Montes Claros, instituições de ensino superior, municípios e Governo de Minas Gerais. A solenidade foi realizada no Salão dos Conselhos, prédio da Reitoria, no campus-sede.

Instituído pela Lei nº 12.871 de 2013, por meio do Ministério da Saúde, o Coapes tem uma proposta permanente na oferta de programas de residência aliada à estrutura das unidades de saúde dos municípios e, gradativamente, contemplará outras áreas da saúde além da Medicina. Cada área de residência é denominada de “componente”.

Nesta residência em Medicina Geral de Família e Comunidade, a oferta será de 63 vagas em oito cidades norte-mineiras: Grão Mogol, Janaúba, Monte Azul, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Taiobeiras. O edital universal para o processo seletivo será publicado na próxima semana, com inscrições a partir do dia 9 de outubro. O quantitativo de vagas por cada município foi definido de acordo com a demanda apresentada pelas respectivas secretarias de saúde.

PARCEIROS
Além da Unimontes, representada pela Comissão Local de Residência Médica do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), a parceria envolve mais duas instituições que oferecem o curso de Medicina na região: Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte) – por meio do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) – e as Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-MOC) – por intermédio da Sociedade Padrão de Educação Superior. Também são signatárias as secretarias municipais das oito cidades relacionadas e a Secretaria de Estado de Saúde.
“É uma honra para a Unimontes assumir um compromisso como este, que solidifica o seu papel na formação de recursos humanos para a atenção primária da saúde”, pontuou o reitor, professor João dos Reis Canela. O vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, também esteve presente à solenidade de assinatura e destacou o “esforço integral de municípios, secretarias, Governo e das instituições para o primeiro trabalho concreto no Norte de Minas no âmbito do Coapes”. 


Representante da Unimontes para o Coapes, o professor João Batista Silvério ressaltou a oportunidade que a parceria oferece para a qualificação profissional, mas com um diferencial: dar oportunidade de capacitação ao médico que já atua no município. “Descentralizar o programa de residência médica reduz sobremaneira as dificuldades que até então todos os segmentos tinham para integrar ensino, serviço e comunidade”.

O diretor de Planejamento da Secretaria de Saúde de Pirapora, Célio Cezar de Almeida Júnior foi um dos representantes municipais presentes à assinatura do contrato e considerou o modelo do Coapes como exemplar para a qualificação médica e que permitirá a formação continuada para os profissionais da saúde no próprio município. A secretária de saúde de Janaúba, Dayane Souza Rocha reconheceu a proposta como diferencial, com reflexos imediatos para a assistência básica na saúde. “Esta foi uma iniciativa muito bem preparada pelos atores envolvidos, o que nos dá segurança para a continuidade na oferta de novas residências, especialmente com a formação dos preceptores”, analisou o coordenador do Programa de Residência do HUCF, Divino Urias Mendonça.

Pela Unimontes, estiveram presentes os pró-reitores João Felício Rodrigues Neto (Ensino), Jussara Maria de Carvalho Guimarães (Extensão), Hercílio Martelli Júnior e Juliane Ferreira Leite – adjunta (PósGraduação), e Antônio Dimas Cardoso – adjunto (Pesquisa), além dos diretores do HUCF Roberto Rodney Ferreira Júnior (Desenvolvimento Acadêmico) e Márcio Antônio Alves Veloso (Administrativo) e o superintendente da Fadenor, Otil Carlos Dias.

Também participaram a diretora acadêmica do ICS/Funorte, Thalita Pimentel Nunes, os representantes municipais Claudiojanes dos Reis (Grão Mogol), Nayara Teixeira Gomes (Montes Claros) e Djalma Antunes (Janaúba) e, ainda, as representantes da Superintendência Regional de Saúde Priscilla Ferreira Gonçalves e Erlen Elken Mota e Santos.

Fonte: Site da UNIMONTES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos