Operação Codinome combate crime organizado ligado ao tráfico de drogas no Norte de Minas

Foi deflagrada, nesta quarta-feira, 19 de outubro de 2016, a Operação Codinome, que conta com a atuação conjunta do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), para combate ao crime organizado ligado ao tráfico de drogas em diversos municípios no norte de Minas Gerais.

Ao todo, estão sendo cumpridos 39 mandados de prisão temporária e 43 mandados de busca e apreensão nos municípios de Capitão Enéas, Montes Claros, São Romão, Manga, Francisco Sá, Monte Azul e São Francisco. A Operação Codinome conta com a participação de 138 policiais militares, 35 viaturas e um helicóptero. Em apoio à operação, a Polícia Civil disponibilizou um delegado, dois investigadores e dois escrivães para prestar auxílio no município de Capitão Enéas.

O trabalho investigativo e de inteligência, que teve início há 11 meses, foi desenvolvido em conjunto pela Promotoria de Justiça de Francisco Sá, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Montes Claros (GAECO Montes Claros) e pela PMMG.

Durante as investigações, surgiram indícios e provas da prática, pelos investigados, dos delitos de associação para o tráfico e de tráfico de drogas, posse de arma de fogo, corrupção de menores e associação criminosa com o intuito de praticar delitos de roubo. Foi também constatado que alguns dos investigados se autoatribuíam, nas negociações atinentes ao tráfico de drogas, nomes distintos dos verdadeiros, visando ludibriar as investigações, o que deu origem ao nome da operação.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram deferidos e expedidos pelo Juízo da Comarca de Francisco Sá, após requerimento formulado pelo MPMG nos autos de Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado e conduzido pela Promotoria de Justiça de Francisco Sá.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: MPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou