JANAÚBA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INAUGURA UBS PARTEIRA MARIA NEVES


(Por Idalice Martins) Localizada à Rua Manoel Bandeira, nº 580 no Bairro Veredas, a Unidade Básica de Saúde, que conforme a Lei nº 2.154 de 23 de dezembro de 2.015 de autoria do Vereador Paulo Roberto de Oliveira dá denominação de UBS Parteira Maria Neves. Foi inaugurada na última terça-feira, 18/10, data em que é comemorado o Dia do Médico. Estiveram presentes: o Prefeito Yuji Yamada, a Secretária Municipal de Saúde Dayane Cristina Souza Rocha, o Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos Domingos Pereira da Silva, familiares e amigos da Parteira Maria Neves, profissionais da saúde e muitos outros convidados.

A senhora Bernardina Neves de Jesus, filha da Parteira Maria Neves, emocionada, fez a leitura da sua biografia. Nascida em 05 de agosto de 1911, Maria Neves, cidadã gorutubana, prestou serviços voluntários, como parteira, por mais de 25 anos, tendo herdado da sua mãe, este sublime ofício. Realizou mais de 400 partos e faleceu em 15 de julho de 1986. Na fala da Secretária Municipal de Saúde Dayane Cristina disse: “Não poderia ser esquecida, alguém que tanto serviu ao próximo e honrou a Deus na colaboração de novas vidas”.

Representando todos os profissionais médicos, o Dr. Lucas Santana Laranjeira e a Dra. Évila Mendes Silva, que atenderão na UBS Parteira Maria Neves, foram homenageados, pelo seu dia.
Poesia de autoria da Drª. Murita L. da Cruz Rios Sampaio

Ser médico…  
Aliviar sofrimentos, penetrar fundo nos tormentos da humanidade.
Ser médico…
Dar de si profundamente, sentir a dor do doente, compreender a sua sorte. É se doar por inteiro é romper o nevoeiro que separa vida e morte.
Ser médico…
Uma vida a dar vidas, a mão que cura feridas, a palavra que conforta o olhar compadecido.
Ser médico…
É infundir confiança ao velho, ao jovem, à criança. É ser de Deus o instrumento dando alívio à dor alheia, tecer fibra a fibra uma teia seguindo o seu juramento.
Ser médico…
É ter na mão a leveza, agir com delicadeza. É ver em cada criatura o pai, a mãe, o filho, o parente para que seu trabalho apresente o dom verdadeiro da cura.
Ser médico…
É empreender com carinho, conhecer e traçar seu caminho sem jamais pensar no tédio.
Comprimidos não resolvem.
Nem diplomas se devolvem.
É uma paixão sem remédio.


1. Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou.
2. (Toda a medicina provém de Deus), e ele recebe presentes do rei:
3.a ciência do médico o eleva em honra; ele é admirado na presença dos grandes.
ECLESIÁSTICO 38, 1-3

Mais um destaque do evento foi uma apresentação da cultura gorutubana com o grupo Sorriso e os foliões de Santa Rita do Bairro Barbosa. E para finalizar foi descerrada, a placa de inauguração da UBS Parteira Maria Neves.
Agradecemos a todos os colaboradores e nossos parceiros Acijan, Cemig e Casa da Amizade Solange Santos da Associação das Senhoras dos Rotarianos.

ASCOM Secretaria de Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou