Janaúba: Professor ambientalista é campeão de votos para vereador

O ambientalista Luizão (Foto: Divulgação)

(Por Ambrósio Prates) Na semana em que se comemora o Dia da Natureza, o professor e ambientalista Luiz Carlos de Oliveira, ou simplesmente “Professor Luizão”, do PTdoB, se tornou o vereador mais votado da história de cidade, com 1.788 votos. Ele se notabilizou nos últimos 30 anos por um trabalho em defesa do meio ambiente. Visto frequentemente nas ruas de Janaúba plantando e cuidando das árvores, Luizão angariou o respeito da sociedade. Ele também desempenhou papel fundamental na recuperação da mata ciliar do rio Gorutuba. Na década de 80, Luizão ajudou a criar o Grupo Aroeira, em Janaúba.

Foram milhares de árvores plantadas com apoio de colaboradores, escolas e entidades no perímetro urbano da cidade de Janaúba. Depois de algumas tentativas frustradas ele foi enfim eleito e chegou com a maior votação da história do município, com 1788 votos e o que equivale a 4,68% dos votos válidos na cidade. Com a eleição de Luizão, o meio ambiente em Janaúba ganha força e a câmara de vereadores com certeza será coberta por um tom um tanto mais verde. Luizão começou sua vida política como secretário municipal de Esportes, nomeado em 1989, pelo então prefeito, Dimas Rodrigues, e junto com o jornalista Luiz Carlos Novais, o Peré, criou o Carnaval 40 Graus de Janaúba.


A Câmara Municipal de Janaúba teve uma renovação de 46,6% nas eleições desse ano, pois oito dos atuais 15 vereadores foram reeleitos. Os outros sete eleitos estão no primeiro mandato. Um aspecto curioso e que permanece inalterado é a ausência de mulheres. Assim como em 2012, nenhuma representante do sexo feminino foi eleita vereadora na cidade. A Câmara de Janaúba continuará sendo um reduto masculino. Os 15 vereadores que tomarão posse em 1º de janeiro de 2017 são Professor Luizão, do PTB; Marcelo Enfermeiro, do PHS; Valdeir do Leilão, do Solidariedade; João da Ambulância, do PSD; Augusto Wagner, do PT; Ramon Alexandre, do PMDB; Jorge Paraguai, do PMDB; Zacarias da Saúde, do PSDB; Gilbertinho da Saúde, do PT; Zé Luiz, dos Algodões, do PMN; Tarcísio Mendes, do PSDB; Pastor Walter, do PTB; Sérgio Coelho,do DEM; Pauleca, do PRB e Adauri Cordeiro, do PMDB.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Jornal Gazeta Norte Mineira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos