Janaúba: Estudantes ocupam campus em protesto

A manifestação (Foto: Ambrósio Prates)

A manifestação (Foto: Ambrósio Prates)

(Por Ambrósio Prates) Desde a última sexta feira estudantes universitários estão ocupando o campus provisório de Janaúba da Universidade Federal dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, que funciona nas instalações do antigo CAIC onde estudam cerca de 400 acadêmicos dos cursos de engenharia. A decisão pela ocupação partiu do Centro Acadêmico e foi acatada pela maioria dos estudantes. Os universitários protestam contra a possibilidade de aprovação da PEC 241. A proposta de emenda à constituição determina o congelamento das despesas do Governo Federal com cifras que serão corrigidas pela inflação pelos próximos vinte anos e deve afetar vários setores do serviço público.

Para os mentores do protesto em Janaúba, a medida pode atingir em cheio o campus Janaúba. O prédio que irá abrigar definitivamente o campus na cidade não está concluído. Se investimentos do Governo Federal forem cortados para áreas como educação ciência e tecnologia, existe o risco de que os cursos de engenharia não possam prosseguir depois dos primeiros períodos considerados base. Recentemente a direção da universidade afirmou que a possibilidade de interrupção dos cursos e relocação dos alunos não existe.


Ainda assim os universitários decidiram manter a posição de ocupação do campus. Eles passaram inclusive a madrugada no prédio, onde funciona a universidade. Uma nota que foi divulgada pelo centro acadêmico informa que os estudantes pretendem fazer uma comitiva e ir até Brasília reforçar um grande protesto que haverá com a participação de pelo menos 300 universidades em todo o país. A data de votação de PEC 241 em segundo turno ainda não está definida, mas deve ocorrer esta semana. O campus da UFVJM de Janaúba começou a funcionar no início do ano de 2014 e abriga atualmente os cursos de Engenharia. A expectativa é que no futuro o curso transforme Janaúba numa das maiores referências nacionais em tecnologia de todo o país.

Comentários

  1. Mto triste essa garotada tomarem tal ato... Eles estao prejudicando a si mesmos... Lamentável. Eu apoio o direito de expressao e de protestar, DESDE QUE, esse direito não acabe tirando o direito do outro. Ou seja, e quem quer estudar, como q fica? Protestem gente, façam caminhatas, cartazes, façam sua PRÓPRIA GREVE, mas não tire o direito daquele q nao quer participar de tal ato....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos