Ex-prefeito de Coração de Jesus é preso por desvio de recursos públicos

Segundo a PF, obra da escola foi executada apenas em 56,58%

(G1) O ex-prefeito de Coração de Jesus (MG), Toninho Cordeiro, foi preso na manhã desta sexta-feira (07, em uma operação da Polícia Federal, que investiga desvio de recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Foram cumpridos também quatro mandados de condução coercitiva e cinco mandados de busca e apreensão.

De acordo com as investigações, o município fraudou uma licitação e contratou uma empresa de construção civil para execução de uma escola no âmbito do programa Proinfância, com recursos de convênio firmado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e Ministério da Educação. A obra foi orçada em R$ 1,2 milhão.

Segundo a PF, o município contratou um engenheiro para falsificar as vistorias técnicas e relatórios que atestavam a realização da obra. As investigações apontam que a empresa contratada era do irmão desse engenheiro, e a obra foi executada apenas em 56,58%.

“A quadrilha desviou e se apropriou de grande parte dos recursos públicos federais transferidos ao município para execução da escola, impedindo que crianças tenham acesso à educação”, diz a PF. A organização já responde por outras ações penais na Justiça Federal e Estadual, por fraude em licitações.

Os investigados podem responder por crimes contra a administração pública, associação criminosa, desvio de recursos públicos e crimes contra a Lei de Licitações.

O G1 não conseguiu falar com o advogado do ex-prefeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou