Incêndios consomem áreas de preservação no Norte de Minas

Equipes de combate trabalham para conter um incêndio no Parque Estadual Serra Nova, no Norte de Minas. O fogo começou há cinco dias, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), mas nesta terça-feira (6) os trabalhos estão voltados para o rescaldo da área atingida.

A contenção do fogo está sendo feita por brigadistas do próprio parque, bombeiros e equipes aéreas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a área atingida pertence ao município de Rio Pardo de Minas, mas ainda não se sabe o que motivou as chamas. “O que podemos afirmar é que o fogo se iniciou em uma propriedade privada e se alastrou para a área do parque. Uma equipe dos bombeiros está no local desde o sábado (3), mas hoje finalizam os trabalhos”, explica o tenente Farley Michel Antunes Silveira.

Outro local que também foi atingido por um incêndio florestal é o Refúgio de Pandeiros. De acordo com a Semad, nesta área as chamas se iniciaram no domingo (4) e ainda consome parte da vegetação local. Nesta terça-feira, segundo a Semad, “o incêndio está próximo à foz do Rio Pandeiro com o Rio São Francisco”.

A secretaria informou também que ainda não foram feitas as medições das áreas atingidas nos dois locais, pois as equipes estão voltadas ao combate do fogo.

Alerta


O Corpo de Bombeiros alerta para o risco de queimadas nesta época do ano em que o período de estiagem é propício para a propagação das chamas. “Nossa região possui várias unidades de preservação e com a vegetação seca, as chamas se alastram rapidamente”, explica o tenente Farley.

Um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais apontam que o país terá em 2016 a maior temporada de incêndios florestais desde o ano de 2009. De acordo com o Corpo de Bombeiros, em todo o ano de 2015, somente no Norte de Minas, foram registrados 530 incêndios florestais; o mais grave deles consumiu cerca de três mil hectares da Serra do Mel em Montes Claros. Este ano já foram registrados 115 queimadas na região.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InerTV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou