Feira de Ciências do Norte de Minas recebe inscrições de trabalhos

5ª edição discutirá leguminosas e bem-estar animal
(Por Jessika Viveiros) Estão abertas as inscrições para a 5ª Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais. O tema deste ano é "Ciência em prol das Leguminosas e do Bem-estar Animal", uma adaptação para o norte mineiro do tema definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2016: "Ano Internacional das Leguminosas e dos Camelídeos", animais da família dos camelos e das lhamas. A programação visa proporcionar uma reflexão sobre os alimentos que estão na mesa das pessoas do semiárido mineiro, seus processos de produção, outras formas de uso, aspectos econômicos, além de técnicas de criação de animais que assegurem o bem-estar, legislação brasileira, entre outros.

A 5ª Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais será realizada dentro da programação da Semana do Conhecimento UFMG, de 17 a 21 de outubro. Interessados devem enviar trabalhos até 30 de setembro. Já as escolas interessadas podem agendar visita até o dia 13 de outubro. A chamada e outras informações estão disponíveis no site www.ica.ufmg.br/fcnmg.
Uma das novidades desta edição da Feira de Ciências é o aumento do número de trabalhos que serão selecionados, que passou de 20 para 30. O público alvo também aumentou: além de professores e alunos de graduação e da educação básica, estudantes da pós-graduação também poderão enviar propostas. O evento contará com mesas redondas e com a parceria de instituições públicas e privadas de ensino superior localizadas na região, o que garantirá a presença do laboratório móvel do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), uma carreta cuja parte traseira foi transformada em laboratório de informática para 30 alunos.

"O norte de Minas Gerais é uma região com escassez de água e as leguminosas, além de vantajosas para a nutrição, devido às proteínas e carboidratos em sua composição, auxiliam na eficiência do uso da água. Outro fator positivo das leguminosas é que sua produção aumenta a qualidade do solo, o que reduz a necessidade de fertilizantes e o custo das lavouras: ideal para os pequenos proprietários e para a agricultura familiar, comuns no norte de Minas", ressalta o coordenador da Feira de Ciências Charles Martins Aguilar, professor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos