Seminário realizado em Jaíba discutiu exportações e infraestrutura da região

A exportação e a infraestrutura para transporte de frutas produzidas no Norte de Minas foi tema de um seminário realizado nesta terça- feira (30/08), no Centro de eventos do Jaíba, município onde está instalado o maior projeto de irrigação na América Latina. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Sedinor e o Conselho de Desenvolvimento Sustentável Territorial do Polo da Serra Geral.


Durante o evento foi apresentado o resultado do Diagnóstico de Infraestrutura do Projeto Jaíba. O objetivo é aumentar a capacidade logística do empreendimento e a implantação de um Recinto Especial para Despacho aduaneiro de Exportação (REDEX) de frutas da região. Especialistas também discutiram a preparação do Aeroporto Mário Ribeiro, de Montes Claros, para ser um ponto de apoio para escoamento da produção regional.

O diretor de Captação, Qualificação e Inclusão Regional do Idene, Davidson Barbosa, representou o Instituto no Seminário. Segundo ele, há muitos produtos, principalmente frutas, sendo exportados por São Paulo e pela Bahia. Mas, é preciso que essas exportações sejam feitas por Minas Gerais, inclusive para gerar visibilidade. “O Projeto Jaíba hoje exporta apenas 8% do limão e da manga que produz. Pela qualidade das frutas e pela localização, a capacidade de exportação pode chegar a 50%”, disse.

Os auditores fiscais da Receita Federal Bernardo Costa e Hernandes Rodrigues, explicaram como funcionam os processos de exportação e importação em Minas Gerais, e apresentaram os regimes aduaneiros que são interessantes para a região.

O coordenador comercial do terminal de carga aérea do BH – Airport (Aeroporto Internacional de Belo Horizonte), Marcelo Del Peloso, disse que é possível interiorizar a oportunidade de exportação, o que atualmente é concentrado em áreas metropolitanas.

Representante do departamento de cargas da Azul Cargo, empresa vinculada à Azul Linhas Aéreas, explicou como é o processo de transporte de cargas, bem diferente do transporte de passageiros. Segundo ele, dependendo do produto, a exportação poderá ocorrer com menos burocracia tanto pelo aeroporto de Montes Claros, como pelo próprio aeroporto da região de Jaíba.

No período da tarde, A Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (ABANORTE) apresentou um estudo do diagnóstico da infraestrutura contendo os principais gargalos, as propostas de soluções e os encaminhamentos possíveis. Em seguida, representantes de órgãos do Governo do Estado e do Governo Federal, Ministério dos Transportes, DNIT, Hidrovia do São Francisco, Infraero, DER, CODEVASF e RURALMINAS, mostraram os projetos e a situação de obras na região.

O Sistema Sedinor/ Idene, a partir de agora, vai atuar como um facilitador entre esses órgãos para que as ações sejam levadas adiante. O Seminário teve manifestação positiva dos participantes, principalmente agentes de órgãos ligados à produção e logística, empresários e produtores.


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais - Sedinor
Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais - IDENE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou