Projeto da FAVAG, “Cidadania nas Escolas”, capacitará mais de 3.500 alunos.

O “Cidadania nas Escolas” foi apresentado à comunidade acadêmica da 

FAVAG no dia 16 de Agosto. Na foto, a equipe responsável pelo projeto, 
juntamente com Dr. Ériton José Sant’Ana Magalhães 
(Juiz Eleitoral da Comarca de Janaúba), Daniel Castro e Melo 
(Promotor de Justiça Eleitoral de Janaúba), Vanilson Almeida 
(Diretor Geral da Favag) e João Helton Barbosa 
(Coordenador do curso de Direito da FAVAG).

A realização é do Núcleo de Prática Jurídica da FAVAG e o principal objetivo é estimular a participação ativa dos jovens na política.

As Eleições Municipais 2016 se aproximam, e, com o direito ao voto, o eleitor pode contribuir ativamente na construção do cenário político de sua cidade nos próximos quatro anos. Diante da liberdade de escolha, o ato eleitoral implica em responsabilidade; portanto, ao depositar o voto na urna eletrônica é fundamental que ele seja feito de maneira consciente.

Ciente da importância da participação e do aprimoramento político da sociedade, a Faculdade Vale do Gorutuba – FAVAG, por meio do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, instituiu o projeto “Cidadania nas Escolas”.

A iniciativa faz parte da extensão universitária do curso de Direito e conta com a participação de 48 alunos, coordenados pela Prof. Ms. Mirislene Aparecida Vieira da Silva, atual coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da FAVAG. O objetivo é estimular o exercício da cidadania na comunidade jovem, despertando a responsabilidade dos futuros eleitores, enquanto agentes transformadores nas decisões políticas e no dia a dia da sociedade. “Nós identificamos que nesse momento conturbado que nosso país está vivendo, em que a ética tem sido relegada, é necessário um trabalho educativo sobre a responsabilidade da escolha dos nossos representantes. O nosso ideal é fazer um serviço conjunto da faculdade com a sociedade, por meio da conscientização do voto responsável”, enfatiza Mirislene da Silva.


A ação será desenvolvida em turmas do Ensino Médio, de escolas da zona urbana e rural, nos municípios de Nova Porteirinha, Janaúba, Jaíba, Porteirinha e Monte Azul. Mais de 3.500 alunos passarão por um processo de capacitação política, ministrado pelos acadêmicos de Direito da FAVAG. Na programação estão incluídas palestras com pautas relacionadas a conteúdos legislativos, análises do atual desempenho de candidatos e debates sobre a importância da intervenção política consciente. O trabalho também abordará o projeto “Eleitor do Futuro”, de autoria do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, que é parceiro do “Cidadania nas Escolas”, no fornecimento de cartilhas educativas que serão levadas às salas de aula.

Após as instruções teóricas, os alunos assistirão ao espetáculo teatral “O Grande Debate”, interpretado pela equipe acadêmica. A peça retrata a realidade de alguns locais do Brasil em épocas de eleição, incluindo manobras políticas como a compra de votos e o papel da cobertura da Imprensa no cenário. Para Vanilson Almeida, Diretor Geral da FAVAG, projetos relacionados ao exercício da cidadania são fundamentais na formação dos estudantes, que vivenciam um intenso processo de transformações. “Precisamos fazer com que os nossos jovens tenham uma maior sabedoria na hora de votar, votando com responsabilidade e sendo ativos nesse processo eleitoral para que a gente consiga de fato transformar a nossa sociedade”, destaca o Diretor Geral.

O trabalho de visita nas escolas terá início ainda em Agosto, com a conclusão prevista para o mês de Setembro.

Fonte: ASCOM FAVAG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos