Em Montes Claros, 391 candidatos concorrem ao cargo de vereador

(G1) O Tribunal Superior Eleitoral de Minas Gerais divulgou dados que mostram o perfil dos candidatos que vão disputar a uma das 23 vagas de vereador em Montes Claros, no Norte de Minas. O número de candidatos diminuiu em relação às eleições de 2012, passou de 532 para 391; 66% são homens.

Já no quesito escolaridade, 25,81% concluíram a faculdade, mais de 35% tem ensino médio completo e quase 10% não concluíram o ensino fundamental. Em Montes Claros, 262.496 eleitores devem ir às urnas em outubro.

Ocupação
Segundo o TSE, as ocupações profissionais mais recorrentes entre os candidatos são a de dona de casa (23), empresários (23), comerciantes (20), servidores públicos (13) e aposentados (13).

O que faz um vereador
Os vereadores devem elaborar, discutir e votar as leis municipais, além de fiscalizar as ações do Executivo. "Ele é responsável pelo controle externo de tudo que a prefeitura faz. O vereador deve fiscalizar para saber se os recursos estão sendo usados de forma correta", explica o sociólogo Roberto Ronisson.

Para discutir e votar durante as sessões legislativas, os vereadores se organizam em partidos. Há os partidos que são considerados da base do governo [não apenas o partido do próprio prefeito, mas outros que apoiam a sua gestão] e os considerados de oposição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos