Bocaiuva tem quatro candidatos a prefeito

A sucessão de Bocaiúva será disputada por
quatro candidatos a prefeito (Foto: Divulgação)

A sucessão de Bocaiúva será disputada por quatro candidatos a prefeito. A primeira convenção foi da Coligação PROS-PR-PTC-PV-PRB-PSL-PEN-PHS e PT, que é encabeçada pelo vereador Fernando Messias (Prefeito) e Ricardo Sena (Vice), ambos filiados ao PROS. No domingo, 31 de julho, a Coligação PMDB-PDT-PP-PCdoB e PTdoB oficializou Marisa Alves (PMDB) ao cargo de Prefeita e o vereador José Maria Gomes Torres, do PDT, ao cargo de vice. Na terça-feira, dia 2 de agosto, foi apresentada a “chapa puro sangue” do PSDB: o ex-secretário de Saúde, Eron Santos, e a empresária Ivone Rogério Brandão da chapa PSDB-PTB-SD-PPS e DEM. A última convenção foi realizada no dia 4 de agosto, do PSD-PSB-PTN-PSDC-REDE e PMN, quando foi oficializada a candidatura do professor Roberto Torres (PSD) a prefeito e do empresário Salomão Caldeira (PSB) a vice.

O processo eleitoral deste ano é marcado por inúmeras mudanças. A começar pelas propagandas eleitorais a serem divulgadas nos veículos de comunicação e carros de sonorização a partir do dia 16 agosto. Ao contrário das eleições de 2014, quando os candidatos podiam pedir votos na data de 6 de julho. Assim, a duração da campanha eleitoral fica reduzida de 90 para 45 dias. A propaganda no rádio e na TV, por sua vez, começa a ser transmitida em 26 de agosto. Em 2014, os programas foram ao ar, em 19 de agosto, o que reduz as inserções de 45 para 35 dias. O prazo para registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios deve ser feito até às 19h de 15 de agosto de 2016.

Até o dia 15 de agosto os políticos puderam se apresentar como pré-candidatos sem que isso configure propaganda eleitoral antecipada. Ficam vedados, porém, pedidos explícitos de votos antes do início oficial da campanha. Também fica permitido que os pré-candidatos divulguem posições pessoais sobre questões políticas e possam ter suas qualidades exaltadas, inclusive em redes sociais ou em eventos com cobertura da imprensa.

A sucessão de Bocaiúva será disputada por
quatro candidatos a prefeito (Foto: Divulgação)

VEREADORES – São 13 cadeiras disponíveis para um verdadeiro “concurso público”, que exige do candidato: trabalho e dedicação ao eleitorado. A cada pleito, o Legislativo vem se renovando, vereadores com vários mandatos não conseguiram se reeleger. Alguns devido ao coeficiente eleitoral, outros por baixa no seu próprio eleitorado. Na última eleição, concorreram 148 candidatos as 13 vagas disponíveis. Alguns analistas políticos arriscam que a renovação da Câmara será igual a do pleito passado, ou seja, mais de 60%.

A sucessão de Bocaiúva será disputada
por quatro candidatos a prefeito (Foto: Divulgação)
No dia 1º de agosto, o vereador Pedro Neves dos Santos (Pedro Cerol), do PDT, reassumiu o cargo, ocupado pelo suplente Léo Fróes. Pedro fora substituído, depois de ter sido considerado foragido da Justiça. Segundo as investigações da Polícia Civil, Pedro Cerol e o ex-secretário municipal de Esportes, Noel Pereira, são suspeitos de venderem uma sobra de material da reforma realizada na Câmara Municipal. Noel foi preso, no dia 5 de maio, já Pedro ficou foragido por 80 dias. No dia 26 de julho, ele se apresentou à polícia e ficou detido por uma semana, depois de pagar fiança.

Isaías Alves (PSDC) retornou à Câmara no dia 8 de agosto, depois de passar mais de 60 dias preso. Ele e o ex-presidente da Previboc, Jefferson Magno Ribeiro Lima, (Jerson Tindô) foram presos pela Polícia Civil suspeitos de envolvimento em fraude do transporte escolar. A vaga de Isaías foi ocupada pelo suplente Antônio Augusto.

A sucessão de Bocaiúva será disputada
por quatro candidatos a prefeito (Foto: Divulgação)



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Gazeta Norte Mineira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou