Rio Gorutuba clama pelo poder público

Rio Gorutuba.
(Por Alex Otaviano Gatinho) O Rio Gorutuba sem dúvidas é o maior patrimônio de Janaúba-MG, pois ele é fonte de sobrevivência e subsistência de toda a população Janaubense. Entretanto nos últimos anos este precioso patrimônio foi abandonado pelo Poder Público de Janaúba e Nova Porteirinha.
Em razão da proximidade das "águas" (período chuvoso) em nossa região, torna-se imperioso uma manutenção e revitalização prévia no leito do rio.
Se faz necessário uma limpeza para retirar as taboas, matos, lixos, entulhos, e outros objetos que obstruam o leito do rio, além de realizar dragagem para diminuir o assoreamento. Esta manutenção visa a maior captação de água, bem como a sua conservação para poder "aguentar" o período da seca, evitando assim que as comunidades fiquem sem água.
As Prefeituras de Janaúba e Nova Porteirinha, as autarquias CODEVASF, IDENE, DIG, IEF, CODEMA, tem por obrigação de selar pelo Glorioso Rio Gorutuba, devendo iniciar com caráter de urgência políticas publicas de manutenção e revitalização.
O rio Gorutuba, e seu curso fluvial, sempre foi, e é até hoje, um dos mais importantes recursos para a sobrevivência da nossa população. O rio que nos fornecem grande parte da água que consumimos, que usamos para produzir nossos alimentos, de que necessitamos para nossa higiene e que utilizamos para irrigar o solo das áreas agrícolas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou