Operação de combate a extração mineral ilegal em Janaúba e região prende nove pessoas

Material utilizado para o preparo de explosivos
foi apreendido

Draga para extração de areia e pedras do leito
 do rio que foi apreendida durante a operação.
Após cinco dias de ações, a Polícia Militar de Meio Ambiente encerrou nesta sexta-feira (1º) operação conjunta de combate a extração mineral ilegal no Norte de Minas, resultando na prisão de nove pessoas por crimes ambientais. A ação ocorreu em várias cidades da região e visou cumprir fiscalização em locais de extração ilegal de minério. Ao todo, 53 locais de extração mineral foram fiscalizados.
Segundo o balanço final da operação, foram realizados 24 autos de infrações ambientais, que resultaram na aplicação de mais R$ 286 mil em multas. Durante a operação, que contou com apoio do Exército Brasileiro e Ibama, a polícia aprendeu vasta quantidade de material usado para o preparo de explosivos, como cordas, e ainda 10 Kg de nitrato de amônio.
Ainda segundo a PM, foram apreendidas oito armas de fogo, 50 munições, caminhões de areia, trator e dragas usadas na extração de areia e pedras do leito de rios. Em alguns pontos fiscalizados, a PM encontrou também motocicletas com chassi removido, não registradas e ainda produto de roubo.
Cerca de 10 equipes por dia saiam para fiscalizar as denúncias dos locais de extração irregular e colher informações, e documentação, dos diversos empreendimentos. Para o tenente Edniei Ferreira de Souza, o resultado final da operação surpreendeu a todos. “Foi satisfatório e o resultado que esperávamos foi ainda mais surpreendente. Existe certa dificuldade em fiscalizar estes empreendimentos, pela difícil localização que se encontram”, destaca.
Os trabalhos foram concentrados em Bocaiuva, Francisco Dumont, Olhos D’água, Itacambira, Salinas, Taiobeiras, Rubelita, São João do Paraíso, Rio Pardo de Minas, Espinosa, Porteirinha e Janaúba.




Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos