Janaúba: Consultório na Rua será readequado para melhor atendimento


O Consultório na Rua circulava pela cidade em pontos de possível freqüência por usuários de drogas, para aproximação e criação de vínculo com esses usuários, busca ativa dos mesmos e encaminhamento para os demais serviços, porém com maior vínculo somente com os serviços da Saúde Mental.

Após avaliação das atividades concluiu-se que os objetivos não estavam sendo alcançados plenamente. Para melhorar o trabalho e conforme a Portaria 122 de 25 de janeiro de 2011, do Ministério da Saúde, que define as diretrizes de organização e funcionamento da equipe do Consultório na Rua, a Secretaria Municipal de Saúde fez ajustes neste serviço, que será um elo de ligação integrando a equipe da Atenção Básica da Rede com Assistência Psicossocial. A equipe do CONSULTÓRIO NA RUA, composta por 01 enfermeiro, 01 técnico de enfermagem, 01 agente social, 01 psicólogo e 01 motorista lida com diferentes problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua incluindo cuidados aos usuários de álcool, crack e outras drogas. O serviço, que atua de forma itinerante desenvolverá ações compartilhadas e integradas ás Unidades Básicas de Saúde e quando necessário com as equipes dos CAPS, dos serviços de Urgência e Emergência e de outros, de acordo com a necessidade do usuário. O trabalho visa a redução de danos, com encaminhamento para a rede de saúde, cuidados com as pessoas em situação de rua, dispensação de insumo de proteção a saúde, realização de atividades educativas e preventivas, dentre outras.

O veículo recebeu plotagem para identificação. O horário, que sempre foi de 17:00 às 21:00 já foi alterado e atende na segunda-feira de 16:00 às 20:00 e de terça a sexta-feira de 08:00 ás 14:00 possibilitando maior interação entre os serviços. As atividades de conscientização serão reforçadas nas escolas, em parceria com outros órgãos, visando a prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Assim espera-se que a equipe do Consultório na Rua, possa realizar o trabalho com apoio das equipes da Estratégia de Saúde da Família e da Saúde Mental, bem como de outros serviços objetivando maior e melhor acesso dos usuários a toda Rede de Atenção a Saúde.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos