Começou neste domingo, dia 17, a tradicional Festa de Senhora Sant’Ana em Serra Branca

Foto: Sirlande Soares
Uma das mais tradicionais e esperadas festas de Porteirinha e região começou neste domingo, dia 17. É a Festa de Senhora Sant’Ana da comunidade de Serra Branca. Todos os anos, os festejos começaram no dia 17 e se estendem até o dia 26 de julho, feriado municipal em homenagem à padroeira. A participação da maior parte das famílias do campo e da cidade é uma grande tradição há mais de um século. Durante todos os dias de festa acontecem rezas, missas, procissões, leilões e muitas festividades.

Os festejos começaram neste domingo com alvorada e seguem a noite com celebração, leilão de mesa e show ao vivo com Padre Juliano. Do dia 18 ao dia 24, haverá celebrações e leilão de mesa todos os dias. Neste ano, os festeiros são o casal Alaece e Elvany juntamente com a família.

No dia 25, Dia do Trabalhador Rural, a festa ganha um brilho a mais, pois a data é celebrada na comunidade de maneira customizada e temática, onde acontecem ofertas de alimentos produzidos no campo, sementes e instrumentos de trabalho que as famílias agricultoras trazem em agradecimento a Deus. Acontecem encenações, músicas com temas relacionadas à terra e lida diária, acompanhadas por sanfona e demais instrumentos. Participam o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, as Pastorais Sociais, a Associação Cultural da comunidade e os agricultores e agricultoras de toda região. No mesmo dia, a programação ainda conta com a carreata de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, o levantamento do mastro e da bandeira com animação dos foliões.

O último dia, dia 26, é esperado um grande público que comparece para o encerramento das festividades com leilões, missas, procissões e eventos paralelos. A comunidade de Serra Branca serviu de inspiração para as páginas do romance Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa. Na década de 80, a localidade ficou conhecida também depois de ser cenário das gravações da minissérie global que recebeu o mesmo nome e história do livro.

Foto: Sirlande Soares

Foto: Sirlande Soares

Foto: STR Porteirinha



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Porteirinha Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos