Morre Hélio Garcia, governador que doou o primeiro ônibus universitário de Janaúba

Hélio Garcia em Janaúba, ao lado de Adelino Dias, durante
autorização para Construção da Escola Estadual Euclides da Cunha
Morreu na manhã desta segunda feira, na capital mineira o ex- governador Hélio Garcia, que governou o estado por duas vezes.
Hélio de Carvalho Garcia (1931 - 2016), 85 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (6), em Belo Horizonte. Segundo o Hospital Unimed, ele deu entrada no dia 28 de maio com quadro de pneumonia grave e faleceu em decorrência de insuficiência respiratória.
Natural de Santo Antônio do Amparo, no Centro-Oeste do estado, formou-se bacharel em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e começou a vida política em 1963 como deputado estadual. Garcia também foi deputado federal e prefeito de Belo Horizonte, antes de ocupar o cargo de governador de Minas Gerais por dois mandatos (1984 a 1987 e 1991 a 1994).
Em 1982, elegeu-se vice-governador pela chapa de Tancredo Neves, na primeira eleição direta depois da ditadura militar. No ano seguinte, Tancredo nomeou Garcia para acumular o cargo de vice-governador e de prefeito de Belo Horizonte, já que na época não havia eleições diretas para a prefeitura. Em 1984, assumiu como governador após a renúncia de Tancredo. Ficou no governo até 1987. Em 1991, foi eleito governador e exerceu o mandato até o fim de 1994, quando deixou a política e voltou para Santo Antônio do Amparo.
Na vida política, Garcia foi filiado à União Democrática Nacional (UDN), Aliança Renovadora Nacional (Arena), ao Partido Popular (PP), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido das Reformas Sociais (PRS), do qual foi fundador, e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), pelo qual concorreria ao Senado em 1998, mas acabou desistindo do pleito.
No Norte de Minas Hélio Garcia deixou obras por várias cidades em que passou. No ano de 1985, em Janaúba, a pedido do ex-prefeito Adelino Dias, que posteriormente viria também a ser eleito o primeiro deputado de Janauba, autorizou a construção da Escola Estadual Euclides da Cunha, localizada na região central da cidade. Também durante uma de suas visitas as terras gorutubanas, o então governador Hélio Garcia, recebeu de Adelino Dias que estava acompanhado de uma comissão de estudantes universitários, o pedido de um ônibus universitário, para que estes pudessem se locomover até Montes Claros para concluírem suas respectivas graduações. Na oportunidade prontamente atendeu a solicitação do líder político local, que desde já entendia a necessidade de se investir na educação para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos gorutubanos. No mesmo dia assinou autorização para doação do ônibus, sendo este o primeiro ônibus universitário de Janaúba. O referido veículo que é conduzido pelo motorista “Cica” se encontra na ativa até os dias atuais, levando e trazendo homens e mulheres que buscam uma melhor qualificação profissional. Várias pessoas que se destacam hoje de alguma maneira na sociedade norte mineira, teve o início de suas carreiras sobre as rodas desse veículo.
O velório ocorrerá no Cemitério e Crematório Parque da Colina, a partir das 14h. A cerimônia de cremação está prevista para as 17h, conforme divulgou a assessoria do governo de Minas.
Um familiar confirmou o local do enterro e disse que Garcia não queria homenagens. Disse também que, desde 2006, por motivo de doença, o político estava interditado pela família e privado da administração dos bens. O ex-governador deixa três filhas.

Escola Estadual Euclides da Cunha, recém inaugurada


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

  1. Esse governador foi o único capa a de tirar um delegado bandido da Polícia de janauba. Vicente Lemos um bandido de gravata botado pra fora de nossa cidade na década de 80

    ResponderExcluir
  2. Esse governador foi o único capa a de tirar um delegado bandido da Polícia de janauba. Vicente Lemos um bandido de gravata botado pra fora de nossa cidade na década de 80

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos