Eleições em Janaúba: Corrida eleitoral passar a ser o assunto do momento

(Por Ivo Júnior) Boa parte da população brasileira diz que não gosta de política e diante do quem vem acontecendo nos últimos anos é até justificável essa resistência aos políticos brasileiros, porém é preciso lembrar que os políticos saem do meio do povo, ninguém nasce político, ele é elevado ao cargo por exercer algum tipo de liderança. O político também não chega a nenhum cargo sem o voto, então se existe “mau político” é por que existe “mau eleitor”.
Antes de votar é necessário que cada cidadão analise a vida de cada candidato. Quem ele é. O que já fez pela sua cidade. Quais as qualidades como pessoa física e como pessoa jurídica. A capacidade que ele tem e que precisa ter para conseguir desenvolver um bom trabalho frente à administração pública. É preciso também, deixar de votar por companheirismo, por propagandas enganosas, por tapinhas nas costas, por favores individuais e por tantos outros fatores que de maneira alguma irá melhorar a qualidade de vida de uma sociedade.
Passada a euforia da festas a sociedade gorutubana, volta agora suas atenções para a política. 2016 é ano de eleições para concorrer ao executivo municipal e em todos os cantos da cidade é possível ver conversas em torno de diversos nomes provavelmente candidatos a prefeito, vice e vereadores. Alguns já vêm a algum tempo sendo divulgados, outros mais recentes, mas, também de grande importância como os demais.
Entre os primeiros nomes que estavam sendo pré-lançados a prefeito estavam o nome do produtor e administrador rural José Aparecido Mendes (PSD), ex-presidente do Sindicato Rural de Janaúba. José Aparecido foi um dos apoiadores e articulista da eleição do atual prefeito Yuji Yamada e já traz consigo a experiência na participação de várias eleições.
Outro nome que foi lançado já há certo tempo é o do vereador Carlos Isaildon Mendes (PSDB), que além da experiência legislativa, atuou na direção da Fundajan e da Fazendinha Irmã Herlinda.
Quem está também na corrida à prefeitura é Avelino Rodrigues Filho-Dodô (PPL). Funcionário público municipal, aguardando para ser convocado ao serviço público estadual e também já atuou no legislativo, como vereador entre 2008 e 2012.
Juntamente com esses veio o nome de Handerson Miranda (PHS), médico, empresário e que já foi candidato a deputado estadual na eleição de 2014.
Valério Alexson (PSOL), jovem, professor, militante ferrenho nas redes sociais em defesa das idéias de esquerda e da presidente afastada Dilma Rousseff.
Rafael da Paz (PMN), também jovem, empreendedor, funcionário da empresa Best Pulp; já foi candidato a vereador.
Hudson Roberto de Andrade (PTN), militante em causas sociais, estudante de direito, já algum tempo militando nos bastidores da política.
Aldimar Dimas Rodrigues (PMDB), ex-prefeito, ex-deputado, ex-superintendente da Codevasf, pai do atual vice-prefeito Rodrigo Rodrigues. Também fez parte da coalizão em torno da atual administração, tendo inclusive a indicação da maioria das secretarias atuais.
Valério Dias (PPS), jovem, empreendedor no ramo das comunicações, filho do ex-prefeito e ex-deputado Adelino Dias, ex-vereador por dois mandatos, ex-vice-prefeito, foi candidato a deputado federal em 2006 e estadual em 2010.
Correndo por fora está o nome de José Benedito Nunes (PT), ex-prefeito, que havia declarado inicialmente que se a presidente Dilma Rousseff fosse afastada não sairia candidato, porém, depois voltou atrás e declarou-se pré-candidato. Além de Dilma o atual governo de Minas Fernando Pimentel, também apoiador de Zé Benedito, está passando por uma situação delicada com diversas ações na esfera judicial o que pode também enfraquecer a incursão de Benedito na tentativa de voltar ao comando da prefeitura de Janaúba.
Opção não está faltando para o eleitorado janaubense. Cabe ao eleitor analisar a vida pregressa de cada um e a importância do trabalho desenvolvido e prestado ao longo desse tempo para melhorar a vida de cada cidadão. Como citado anteriormente cada eleitor é responsável pela condução de um político que trabalha pela valorização e desenvolvimento de uma sociedade ou simplesmente irá trabalhar para um grupo político que busca apenas o usufruto do poder que o cargo lhe permite.

Comentários

  1. A primeira coisa que esses politicos tem que fazer e parar de mentir tanto para população. Tem neguinho ai que nao sera candidato que ja e quase certos seus direitos politicos cassados, anda enganando a população.
    Tambem tem defunto ai que nao aceita que ja morreu e anda se propagando pela cidade como candidato.
    Temos que ter mais seriedade em nossa cidade e saber escolher para nao passar por tamanho desgosto que passamos nesse sultimos quatro anos.
    O brasil ta parado e Janauba ta atolada ate o pescoço.
    Acorda eleitores, nao erraremos de novo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos