Ruy Muniz envia carta de dentro de presídio para servidores do município

Ruy Muniz no pátio da Polícia Federal, 
antes de ser levado para presidio de Montes Claros
Uma carta escrita pelo prefeito de Montes Claros Ruy Muniz (PTB), preso pela Polícia Federal durante a operação “Máscara da Sanidade II – Sabotadores da Saúde”, começou a circular nas redes sociais, na quarta-feira (04), após o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negar o pedido de reconsideração da prisão de Ruy. Ele foi preso no dia 18 de abril, um dia após a esposa e deputada federal Raquel Muniz dizer na votação do processo de impeachment que o marido é exemplo para o Brasil. Funcionários ligados ao gestor afirmam que a carta foi escrita a mão por Ruy Muniz ao completar 12 dias de prisão e entregue aos advogados.
O documento intitulado como “Não sintam pena de mim” traz reflexões feitas por Muniz no período em que está no Presídio Regional. Em alguns trechos, ele afirma que procura “estar sempre preparado para enfrentar todas as situações”.
Em outro trecho, Ruy Muniz pede aos leitores que não sintam pena dele, e se se dirige aos funcionários ligados à administração municipal. Ele pede solidariedade para ele, para a “secretária Ana Paula Nascimento e todo o povo de Montes Claros”. (Confira ao final desta matéria a íntegra da carta).
Em nota, a Secretaria de Estado e Defesa Social (Seds) informou que os presos, em geral, têm o direito de se comunicar por escrito com pessoas e instituições externas. "A lei prevê o exame prévio do conteúdo da comunicação pela direção da unidade prisional. Não havendo referência a atividades ilícitas, a mensagem é liberada para envio (s) destinatário (s)", informa a nota.

Entenda o caso
A investigação aponta que o prefeito de Montes Claros é suspeito de prejudicar o funcionamento de hospitais públicos da cidade para favorecer um hospital privado, que é gerido pela sua família.
Ruy está preso no Presídio Regional da cidade em uma cela com outros presos que também possuem curso superior, segundo a Seds.
A secretária municipal de saúde, Ana Paula Nascimento, também foi presa na operação da Polícia Federal. Ela foi levada para o Presídio Alvorada, também em Montes Claros, onde possui apenas seis celas femininas, ocupadas por cerca de 80 detentas, segundo um agente penitenciário que não quis se identificar.


Confira a íntegra da carta do prefeito Ruy Muniz:

"Amigos,
Hoje completaram 12 dias que fui preso e senti a vontade de escrever para vocês e contar um pouco do que tenho refletido e pensado sobre todos os acontecimentos destes 40 meses que estamos governando Montes Claros.
Em primeiro lugar, quero informá-los que procuro sempre estar preparado para enfrentar todas as situações. Chamo isso de ESTADO DE PRONTIDÃO. Essa é uma condição essencial para convivermos de forma saudável neste mundo habitado por uma grande diversidade de pessoas, na maioria boas, mas algumas mal intencionadas.
Espero sempre o melhor das pessoas. Procuro fazer o melhor possível e servir sempre. Portanto, fiquem tranquilos, estou bem. Tenho grande capacidade de adaptação e me ajusto às realidades a mim impostas.
Não sintam pena de mim. Não estou preso porque roubei, desviei, retive, por ter prejudicado os hospitais ou por ter ameaçado pessoas. Estou preso porque ameaço o sistema de privilégios que perdura em nossa cidade há muitos anos.
Não aceitei ser dobrado, ser conivente e fechar os olhos para o errado. Não aceitei que a Prefeitura Municipal de Montes Claros pagasse por serviços não feitos. Estou preso porque lutei e luto para as coisas funcionarem. Não aceitei deixar tudo como sempre estava. Propus um novo jeito de governar. Sem "ajeitos", jeitinho, privilégios que de qualquer forma prejudicassem o erário público. Nossa administração é de verdade o que diz nosso slogan nas campanhas publicitárias: TOLERÂNCIA ZERO COM A CORRUPÇÃO.
Desta forma, sem mágicas, com muita transparência em tudo, imprimimos um jeito simples de governar, fazer sempre o certo e o melhor para a população de Montes Claros. Acima de tudo sendo justo com todos. Valorizando quem trabalha e faz. Desenvolvendo relações saudáveis com todos os setores. Valorizando os servidores, os fornecedores, os empreendedores, respeitando a população e todos os contratos firmados pela municipalidade.
Vocês lembram. Quando tomamos posse em janeiro de 2013, enxuguei a máquina, reduzi o número de secretarias e de cargos comissionados. Paguei as dívidas, regularizei o nome da Prefeitura, poupei recursos, construímos um planejamento e trabalhamos para aumentar a arrecadação. Passamos a comprar tudo pelo preço de mercado. Pelos preços que as pessoas pagam no seu dia a dia.
A cidade melhorou e melhora a cada dia. Os pagamentos dos salários são feitos antes do vencimento. Os prestadores de serviços e fornecedores de produtos recebem também em dia. As nossas licitações são limpas e atraem bons fornecedores. Há disputas de verdade, os preços baixaram e estamos conseguindo fazer as obras que a cidade sonhava. Asfalto, pontes, UBS, escolas, praças, pista de skate, CRAS, CAPS entre outras.
Investimos na educação como nunca antes havia sido realizado: material escolar, livros didáticos, uniforme, aulas de línguas, informática, educação em tempo integral, valorização dos servidores e, em especial, dos professores. Aumentamos o número de alunos da rede municipal de 20 mil para em torno de 38 mil estudantes, incluindo os jovens do PRÉ-ENEM.
Na saúde atingimos 100% de cobertura na atenção básica: 137 equipes de Estratégia Saúde da Família.
Pagamos os melhores salários do país para os professores, agentes comunitários de saúde e combate a endemias e para os garis. Somos com certeza um governo que tem dado certo, tem melhorado substancialmente a cidade de Montes Claros. Claro que tudo isso é fruto de um trabalho em equipe e contou, especialmente com a SUA participação. Você que aceitou ser Prefeito junto comigo. Você que emprestou seu talento e competência para o serviço público, MUITO OBRIGADO, em meu nome e de toda a população de Montes Claros.
Neste momento difícil do nosso governo é que você pode demonstrar toda a sua solidariedade para comigo, para com a Secretária Ana Paula Nascimento e todo o povo de Montes Claros. Dê o melhor de você, chegue cedo, cumpra seu horário, cumpra sua agenda, realize o planejamento de sua área, supere, faça mais do que está previsto. Não perca tempo, faltam ainda oito meses para concluirmos o nosso mandato. Dê o seu melhor. Continue firme, de cabeça erguida, faça o certo e o melhor para nossa gente.
Confio em você, conto com você. Não tenha medo. Não se sinta ameaçado. Não fizemos nada de errado. Você sabe disso. Vamos sair dessa situação.
A verdade sempre vence a mentira. O bem igualmente vencerá o mal.
Não deixe que as notícias da TV, jornal, rádio ou da Internet te abalem. As palavras, sons e imagens têm o valor que nós dermos para elas. Pense em quem está por trás da publicação. Não dê às pessoas do mal o poder de te afetar. Sua consciência limpa, segura, servidora, comprometida com a verdade está em comunhão com o nosso bom Deus. Ele saberá reconhecer o seu valor. Seja do bem, pois você é divino. A essência de tudo está no seu coração. Passe a saber o que realmente tem valor na vida: paz de espírito, dever cumprido, legado deixado em agradecimento aos dons e talentos recebidos.
Que nosso bom Deus possa abençoar vocês também.
Muito obrigado. E dediquem orações, carinho e cuidados à Ana Paula Nascimento".

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos