Sangrar até morrer: Prefeitura de Janaúba entra em colapso

Um título forte para uma administração fraca. A cidade de Janaúba sem sombra de dúvida poderá afirmar que, a atual gestão municipal é a pior de todos os tempos. Um prefeito incapacitado e sem nenhuma articulação política, e nesta retal está levando a prefeitura de Janaúba a total falência e caos. Talvez o caro leitor esteja achando um exagero, ou que não é bem assim. Pois bem, vamos expor a realidade que pode ser comprovada por qualquer cidadão que queria atestar os fatos.

Aterro sanitário virou lixão
Isso mesmo. Com um custo de milhões, o aterro sanitário que conquistado com muito esforço foi destruído rapidamente pela atual gestão. Como? Por falta de combustível, as máquinas responsáveis pela compactação diária do lixo não estavam realizando sua tarefa indispensável, gerando montanhas de lixo, não deixando outra opção se não a da queima desse material. E essa queima, além de destruir a lona que revestia o aterro, também vem prejudicando a saúde de moradores das redondezas, já que a fumaça gerada pelo lixo queimado é tóxica.

Funcionários em greve
Os funcionários da prefeitura de Janaúba têm dia e horário determinado para trabalhar, porém não tem data certa para receber. “Todos os meses é contar com a sorte e com Deus para poder receber o salário”, afirma uma funcionária. Por conta desse e outros abusos, o funcionalismo liderados por seus sindicatos optaram pela greve, como forma de tentar pressionar o prefeito a dar garantias de data fixa para o recebimento do pagamento, valorização e reajuste salarial.

Prefeitura endividada
A Prefeitura de Janaúba atualmente acumula uma dívida que ultrapassa a casa dos milhões, cerca de 17 milhões. Mesmo devendo valores astronômicos na praça, a prefeitura continua apadrinhando seus afilhados com alugueis gordos. Sendo só em imóveis a prefeitura tem uma dívida mensal de R$130 mil, isso sem contar a frota desnecessária de carros alugados.

Perda de recursos
Mensalmente a Caixa Econômica Federal, através de ofícios vem comunicando a Câmara de Vereadores sobre os recursos que estão sendo devolvidos pela prefeitura. Qual motivo? São vários, mas o mais comum é a falta de CND, a Certidão Negativa de Débito. A Prefeitura de Janaúba atualmente está sem a CND, já que está em débito com a Previdência a nível federal (INSS) e municipal (PREVIJAN). E por conta da falta deste documento a prefeitura fica impossibilitada de acessar recursos federais, e aí depois de um período esse dinheiro parado na conta tem que ser devolvido ao Governo.

E é nesse negro horizonte que o próximo prefeito terá que governar. Uma cidade que estava no caminho certo, e agora vê seu futuro ameaçado por um capricho de um homem que mal sabe ler e escrever em português. Que Deus tenha misericórdia da nossa cidade, pois não quero acreditar na frase que diz “o povo tem o governo que merece”.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

  1. Agora vocês acreditam né que recursos estão voltando. Não existe CÓD ja muitos meses ou ano e todo mundo mentindo. Tb Em o secretário da administração e Dimas gente e quer ver a prefeitura pegando fogo. Acorda gente..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos