Rodízio de prefeitos traz prejuízos irreversíveis para Jaíba

(Foto: Fausto Araújo)

"PERDA DE MILHÕES EM CONVÊNIOS E OBRAS INACABADAS"

Corrupção com intervenções judiciais e má gestão com o dinheiro público são os principais fatores que prejudicam a sociedade


(Por Júnior Oliveira) O Município de Jaíba, no norte de Minas, já entra para a sua 5º transição política do poder Executivo, e a 6º do legislativo em pouco mais de três anos e meio de mandato. O fato se deu conta, pelas várias intervenções judiciais, com atuação do MP-MG Ministério público do Estado, e PF-Polícia Federal. Além de processos de cassação do Prefeito eleito, Jimmy Diogo Murça (PTdoB), e a tentativa do Impeachment do vice, Enoch Vinícius (PDT) promovidos pelo poder legislativo da cidade. Em uma das principais atuações do Ministério Público, pelo menos 15 milhões teriam sido desviados em obras do setor da saúde, em processos fraudulentos na última gestão. Em dezembro do ano passado, secretários, e o vice que exercia o cargo de prefeito foram presos pela PRF-Polícia Rodoviária Federal, em cumprimento de mandado de prisão. Os envolvidos retornavam de uma viagem da capital mineira. Com tudo, Enoch Campos (Atual Prefeito), assinou uma delação premiada junto ao MP-Ministério Público no início deste mês, e foi concedido relaxamento de prisão (soltura) para o prefeito. Campos, teria delatado alguns vereadores, até mesmo o atual gestor presidente da Câmara Valdemir Soares, onde segundo essa delação, o prefeito teria dado propina para os vereadores. Para o MP ambos os poderes, executivo e o legislativo são alvo de demais investigações. Outros vereadores de Jaíba já tiveram pedidos de prisão, por conta de desvio de verbas da casa, com diárias falsas (Farra das diárias) para compra de votos numa cassação de prefeito em 2013. Enoch, entregou uma carta de renúncia na Câmara de vereadores, será eleito mais um prefeito numa eleição indireta nos próximos dias. São recursos públicos que deixaram de ser aplicados na comunidade diante de tanta mudança e corrupção.

SAÚDE EDUCAÇÃO E OBRAS DE INFRAESTRUTURA/MILHÕES EM CONVÊNIOS COM A UNIÃO E ESTADO

O município de Jaíba, deixou de receber, só em 2015, cerca de R$ 12 milhões, referentes a investimentos federais destinados ao setor de saúde, e obras do município, por negligência de ex-gestores. A administração municipal tem deixado de receber repasses federais, durante seguidos prefeitos, porque desde 2013 início do mandato até hoje, não foi possível obter junto aos Ministérios e os órgãos do estado, o status de um município com gestão plena do sistema público, além do descrédito junto aos fornecedores, e tão pouco, empresas se prontificam a participar de processos licitatórios em Jaíba. Com tudo, a população segue acompanhando a peregrinação política-partidária que tomou conta da cidade. Os reflexos da ineficiência de gestores e a guerra política, fez com que ocorresse a perda de recursos públicos. Obras que perduram por meses a mais do que o planejado,como é o caso da duplicação da avenida JOÃO TEIXEIRA FILHO( ACESSO CIDADE NOVA). Remédios não são comprados o suficiente, e não distribuídos para a população, ausência de efetiva utilização dos equipamentos recebidos, e demais. Esse tipo de desperdício, como ocorre com a corrupção (desperdício ativo) leva a população para um colapso.

ELEIÇÕES 2016
Os moradores de Jaíba, apostam na nova oportunidade de escolher um novo governante para o município, que tenha um compromisso com a sociedade, e que possa resgatar pelo menos um pouco do tempo perdido. Alguns deles, esboçam nas redes sociais, sua opinião em um modelo de gestão que corresponda os anseios da população. Neste caso específico da Câmara de vereadores, a nova eleição (INDIRETA) será realizada porque o atual prefeito renunciou ao cargo. Ao todo, são 13 vereadores que vão decidir entre eles, quem será o próximo gestor, o 5º da lista que deverá exercer o cargo até dezembro deste ano.

Comentários

  1. Nehum deles temos q colocar um jovem la sem ficha na policia carretas dificil ta sendo de achar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos