Ex-prefeito de Taiobeiras é preso após PC receber 800 cartas de vários países

Uma das cartas enviadas por um morador do
Reino Unido para a delegacia de Taiobeiras
“Fiquei surpreso, foi a primeira vez em mais de oito anos de carreira que recebi este tipo de incentivo. Me senti muito motivado ao ver que não estávamos sozinhos e que as pessoas do mundo inteiro também queriam Justiça”, conta o delegado Alessandro Lopes. Ele recebeu mais de 800 cartas de pessoas de vários países apoiando o trabalho de investigação que apurou o envolvimento de Joel da Cruz, ex-prefeito de Taiobeiras (MG), com o abuso de crianças e adolescentes. Ele foi localizado no Pará e chegou nesta segunda-feira (4) em Montes Claros (MG), onde ficará preso.
Segundo o delegado, as investigações demonstraram que Joel da Cruz abusou de pelo menos seis crianças e adolescentes. Quatro delas, com idades entre cinco e 15 anos, eram levadas até ele pelas mães. Além das filhas, as mulheres agenciavam sobrinhas e vizinhas e ganhavam de R$ 10 a R$ 200.
“As vítimas entravam na casa e ficavam na cozinha, de lá, ele as chamavam para ir até o quarto dele, onde aconteciam os atos libidinosos e práticas sexuais, depois ele retornava e chamava pelas demais”, diz Lopes.
Esta foi a segunda vez que Joel da Cruz foi preso por estupro e abuso sexual de crianças e adolescentes; na primeira ocasião ele foi absolvido das acusações. Desta vez, o ex-prefeito teve a prisão preventiva decretada em outubro do ano passado, mas após a expedição da ordem judicial, ele fugiu.

Manifestações pedindo Justiça
As cartas começaram a ser enviadas para a delegacia de Taiobeiras depois que Joel da Cruz se tornou foragido da Justiça. O jornalista Matt Roper, presidente da ONG Meninadança, que desenvolve trabalhos com crianças e adolescentes vítimas de abusos no Norte de MG, incentivou que pessoas do mundo todo escrevessem as mensagens.
Há alguns anos, quando fazia uma reportagem investigativa na região relatando que algumas garotas virgens estavam sendo “leiloadas”, Matt Roper viu o nome e o telefone de Joel da Cruz no celular de uma das vítimas. Ao saber que o ex-prefeito estava sendo investigado por abusos sexuais, o jornalista foi a Taiobeiras e escreveu uma matéria para um jornal britânico.
“Fiz uma matéria que ganhou muita repercussão, milhões de pessoas leram e compartilharam a reportagem. Eu saí da cidade sentindo nojo pelas coisas que ouvi, ele enchia a casa de doces, chocolates e balas e ia levando as crianças uma por uma para o quarto e ainda pagava para que as mães as trouxessem à força. Soltei as matérias e as pessoas sentiram o mesmo, então pediram para fazer alguma coisa, temos um projeto na ONG que incentiva as pessoas a ajudar a fazer Justiça mandando cartas, falei para mandarem as cartas para o delegado, falando que tinha gente esperando Justiça”, explica Roper.
Surpreso, o delegado enviou as cartas, que vieram da Inglaterra, Suíça, Austrália, Canadá, Estados Unidos, para o Departamento de Polícia Civil de Montes Claros, ao qual a delegacia de Taiobeiras é subordinada. Em seguida, as mensagens foram remetidas para a chefia da Polícia Civil em Belo Horizonte.

Mãe drogava filha para suportar abusos
O delegado, Alessandro Lopes, destaca que para atrair as crianças, Joel da Cruz oferecia biscoitos, balas, salgadinhos e refrigerante. Após os abusos, ele repassava dinheiro às mulheres, que agenciavam as vítimas. A violência sexual acontecia na casa dele e foi comprovada por meio de depoimentos e exames médicos.
Além do ex-prefeito, as duas mães que levavam as filhas estão presas. “Uma delas, em algumas vezes, drogava a filha menor para que ela pudesse suportar aquela situação, de ter relações com homens”. A mulher, que tem envolvimento com o tráfico, obrigava a adolescente de 13 anos a usar crack e cocaína, além de forçá-la a vender as drogas também.

Crimes e pena
Após ser preso em uma de suas fazendas em Parauapebas (PA), Joel da Cruz foi conduzido para Montes Claros, onde ficará à disposição da Justiça. Ele foi encontrado enquanto fazia uma caminhada na propriedade, que tem mais de duas mil cabeças de gado. O ex-prefeito está sendo acusado de estupro de vulnerável e abuso sexual de crianças e adolescentes. A Polícia Civil apura se ele fez mais vítimas. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 181.
“Eu entendo que como ele foi absolvido da primeira vez, talvez pensasse que nada mais poderia ocorrer, que ele continuaria com esta prática e que nada ocorreria. Mas entendemos que ele tem que responder pelos tais atos”, destaca Alessandro Lopes.
“Os danos da violência sexual são para a vida toda. A menina perde a infância e deixa de desenvolver como deveria. Sem um acompanhamento muito específico e, às vezes, até com todo acompanhamento, ela vai continuar com as marcas dentro dela. Quem violenta, quem acha normal estuprar, pagar para ter sexo com um criança, não tem noção do estrago que está fazendo na vida dela”, ressalta Matt Roper.

O que diz o acusado

O advogado do ex-prefeito diz que as acusações imputadas ao cliente têm motivação política e que pretender tomar as medidas judiciais para soltá-lo.
Joel da Cruz estava foragido e foi preso no Pará

Delegado Alessandro Lopes e Raimundo Nonato,
chefe do 11º Departamento da PC



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Comentários

  1. Coloca ele na mesma cela com um negão la de Porteirinha que ta preso sem ver uma mulherzinha a mais de 40 anos e ele vai ver o que e bom.
    O Negao e conhecido lá como Negão pé de mesa.
    Nunca mais vai fazer essas maldades

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou