Em greve, servidores de Janaúba cobram pagamento de salário em dia

Servidores de Janaúba realizam greve
(Foto: Victor Michel / Arquivo Pessoal)
Servidores municipais efetivos da cidade de Janaúba, no Norte de Minas, entraram em greve na tarde desta terça-feira (12), por tempo indeterminado. Cerca de 400 servidores se reuniram na Praça do Cristo e percorreram ruas da cidade, carregando faixas e cartazes que pediam direitos trabalhistas.
Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba, Marilea Barbosa Ribeiro, o movimento visa cobrar da gestão municipal o cumprimento da Lei Orgânica para pagamento do funcionalismo público, além do retorno do repasse financeiro ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (Previjan).
De acordo com Marilea, a prefeitura vem descumprindo a lei, ao não pagar os funcionários até o quinto dia útil do mês. “Até hoje, nestes quatro anos de governo, não sabemos ao certo qual dia vamos receber. A cada mês que passa é um estresse. Tentamos conversar com o prefeito e todo mês é a mesma coisa. É falta de respeito com as pessoas. Estamos querendo acordar e resolver isso com a prefeitura”, destaca.

Greve

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, o movimento registra 70% de adesão, mantendo somente o funcionamento básico exigido por lei. Ao todo, são mais de 1.500 servidores efetivos na cidade. Nesta terça-feira, parte do serviço das escolas, postos de saúde e limpeza pública já havia sido interrompido, mantendo funcionamento mínimo.
Além do pagamento do salário em um dia específico, os servidores alegam também que o repasse ao fundo Instituto Previjan não vem acontecendo. “É descontado todo mês do salário do funcionário, mas o repasse não é feito ao Instituto”, diz Marilea Barbosa.
Ainda na pauta de reivindicações, o Sindicato pede que seja cumprida a legislação sobre a progressão salarial dos servidores e melhores condições de trabalho.
Nossa reportagem tentou contato com a prefeitura de Janaúba. Por telefone, um funcionário do gabinete da secretaria de administração informou que o prefeito não estava e não havia ninguém autorizado a comentar o assunto.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou