VEREADORES DE JAÍBA NA MIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Promotores querem punição para 7 doa 13 legisladores por prática de corrupção

(Por Júnior Oliveira-BigJúnior) O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP/MG) ingressou com uma Ação de Improbidade Administrativa contra sete ,dos treze vereadores do Município de Jaíba no Norte de Minas. Os vereadores Junior Leonir, Valdemir Soares Oliveira(PSBD)(Atual Prefeito), Elias da Silva,(PSC) Noelson Costa (PSL), Fernando Luccas Fernandes (PSDB), Welton Luiz da Silva(PMDB) e José Geraldo Aguiar (PSDC). Nos autos da ação, os promotores de justiça Paulo Márcio, e Leandro Pereira, imputaram os vereadores em razão do cargo, se apropriando e incorporando ilicitamente os recursos públicos para influenciar na decisão de votos em processos de cassação de prefeito na cidade por via do legislativo(DECRETO 001-2013). Os promotores destacam ainda, que a ação seria liderada efetivamente pelo vereador Júnior Lenoir, ex presidente da Câmara.
Com isso, o MP/MG pretende assegurar o respeito, sobretudo, aos princípios constitucionais expressos da legalidade e da moralidade, no que diz respeito à administração pública, ao patrimônio público, à democracia, além de impedir que o exercício da função institucional seja transformada num balcão de negócios, e influencia política praticada com o uso de recursos públicos."Síntese da ação"

DIÁRIAS E A CASSAÇÃO DE JIMMY DIOGO
A utilização de diárias falsas, e o uso de recursos da câmara municipal, teriam sido usados para compra de votos de vereadores na cassação de Jimmy Diogo Murça( PTdoB) .Jimmy foi sofreu uma cassação política-administrativa no ano de 2013 por 9 votos contra 4, menos de um ano após assumir o cargo de prefeito de Jaíba. " Isso só vem confirmar o que eu disse no início de tudo. Fui vítima de um golpe, de políticos que não quiseram o bem de Jaíba. Sempre acreditei na justiça, e acredito que tudo será esclarecido diante das autoridades competentes". disse o ex prefeito por telefone. Perguntado sobre a expectativa no desfecho da ação, Murca preferiu não se manifestar com uma posição. " Nao quero levantar nenhuma expectativa. Tudo isso sempre esteve nas mãos da justiça do homem, e principalmente na justiça divina. Deus sabe o que faz. Estarei sempre a disposição para cumprir o meu ofício, dentro, ou fora da vida pública". Concluiu Jimmy.
O MP/MG pediu na ação a condenação dos vereadores por prática de ato de improbidade administrativa, aplicando a sansão de perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e o pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial. Além da Ação que tramita na 1ª Vara Civil de Manga, os vereadores também responderam responder numa Ação Penal proposta em instancias superiores.A decisão está a cardo do TJ-MG da comarca de Manga.
Foi feito contato com a Câmara de vereadores, mas, deviso o não funcionamento no domingo não foi possível contato com os 7 vereadores citados. O atual presidente da câmara Farrique Xaxier Silva, salientou que acredita nos órgãos de investigação, e que aguarda o desfecho final para uma posição do poder legislativo.

Comentários

  1. TA VINDO CADEIA AI NAS PROXIMAS HORAS, nO PRESO ABRIU O BICO

    ResponderExcluir
  2. A Polícia vai dar o bote outro dia da semana. Ninguém fica mais as sextas feiras na cidade. Rabo preso claro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos