Servidores municipais protestam contra cortes na saúde em Januária

(G1) Servidores municipais de Januária, no Norte de Minas, fizeram uma manifestação na manhã desta terça-feira (8) contra a situação do setor da saúde no município.
Os manifestantes percorreram algumas ruas da cidade com cartazes, bandeiras e apitos. O grupo alega que o município reduziu o adicional por insalubridade para 20% em setores que recebiam 40%. “O município contratou uma empresa que fez um estudo superficial, pesquisou apenas os riscos biológicos, mas não estudou os riscos físico-químicos. O estudo não fez nenhum questionário aos servidores”, lamenta a fisioterapeuta Karine Oliva.
De acordo com o secretário de desenvolvimento social, Abel Barcellos, o Ministério Público orientou o município que revisasse os pagamentos de adicionais de insalubridade e periculosidade, assim, como outros gastos em Januária.
Para atender as orientações no setor ligado à saúde, segundo a secretário, o município contratou uma empresa especializada, que realizou um estudo baseado em Leis Federais. O estudo apontou que alguns servidores recebiam indevidamente os adicionais de insalubridade e periculosidade, enquanto outros que precisavam não estavam recebendo os adicionais.
Barcellos negou ainda que os cortes realizados na área da saúde tenham comprometido os atendimentos à população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos