Sedru conclui estudo que aponta as melhores soluções para a destinação do lixo em cidades do Norte de Minas

Levantamentos feitos nos 35 municípios que integram o Codanorte apontaram estratégias economicamente viáveis para o tratamento integrado de resíduos sólidos na região

A Secretaria de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) entregou ao Consórcio de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), um estudo que aponta as melhores soluções para o tratamento de resíduos sólidos nos 35 municípios que integram o consórcio.
O “Estudo de Concepção de Serviços de Infraestrutura de Sistemas Integrados de Destinação Final de Resíduos Sólidos Urbanos” define as condições que assegurem a viabilidade técnica, econômica, social e ambiental para a implantação de um sistema de processamento e/ou destinação final de resíduos sólidos, de acordo com a realidade da região.
O secretário Tadeu Martins Leite explica que foram verificados diversos cenários que variavam de acordo com a quantidade de lixo gerado, número de aterros, de unidades de triagem e de transbordo, distância a ser percorrida, logística necessária e custo da tonelada do lixo. “Este estudo visa procurar a solução mais adequada tecnicamente para as localidades consorciadas, que seja mais econômica, dentro dos padrões ambientais desejáveis, e que alcance a máxima eficiência econômico-financeira”, afirma.
Para o presidente do Codanorte e prefeito de Patis, Vinícius Versiani de Paula, este estudo de concepção foi fundamental para mapear as condições de coleta e disposição de lixo, que são diferentes em cada cidade e propor as medidas necessárias para a adequação destes sistemas. “Precisamos deste apoio do Governo de Minas para encontrar uma saída para o problema do lixo, sobretudo, diante das exigências da Política Nacional de Resíduos, deste cenário de escassez de recursos e de pouca experiência técnica das prefeituras”, disse.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: ASCOM Governo de Minas Gerais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou