Projeto social produz documentário sobre violência em Janaúba

Projeto ensina técnicas de vídeo e cinema
(G1) Um projeto social em Janaúba, no Norte de Minas, reuniu 10 adolescentes de áreas de risco do município para participar da oficina “Luz, Câmera, Ação”, que ensina técnicas de fotografia e vídeo. Como parte da capacitação, o grupo produziu o documentário “Janaúba 2015: Um ano para se esquecer”, que trata o crescimento da violência no município ao longo do ano de 2015.
Dados da Polícia Civil revelam que o número de homicídios em Janaúba cresceu 84% em 2015 em relação ao ano de 2014. No ano passado, 49 pessoas foram assassinadas, contra 19 mortes do ano anterior.
Segundo o diretor do projeto, Júlio César Ferreira, o projeto foi realizado em parceria com a secretaria de Promoção Social de Janaúba. “Os participantes são todos assistidos pela secretaria, e vivem em áreas de risco. Então, o tema foi escolhido por eles devido ao fato de ser um assunto recorrente na vida deles”, explica.
O documentário colhe depoimentos de jornalistas, policiais e moradores. Para Leonardo Ferreira, de 20 anos, participar da capacitação abre oportunidades profissionais. “É sempre bom aprender algo a mais. Esta oportunidade que tivemos aqui pode nos dar uma profissão e garantir alguma renda. Eu não teria contato com câmeras profissionais se não fosse pelo projeto”.
Além do documentário, o grupo fez ainda o curta-metragem de comédia “Curuatubamam”. O lançamento oficial dos vídeos será no dia 10 de março na cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos