Prefeitura de Janaúba X Ferrovia: A novela "Travessia" continua

VLI no momento em que fechavam a travessia. Foto: Ivo Júnior.
(Por Ivo Júnior) A população de Janaúba se encontra nessa semana em meio a uma trama digna de novela, a ponto de colocar qualquer novela mexicana no bolso.
Na última sexta-feira, 26 de fevereiro, a prefeitura de Janaúba realizou uma obra noturna e construiu uma passagem de nível sobre a linha férrea, ao final da Rua Rio Pardo, desafogando assim o trânsito no cruzamento da Avenida Osvaldo Cruz e Rua Belo Horizonte. Até aí tudo bem, uma obra que vinha de encontro aos anseios da população que transita no sentido bairro/centro e que há muito tempo necessitava de uma alternativa para realizar esse deslocamento.
O que a população não esperava 
é que nem teriam tempo para comemorar a conquista. Na terça-feira (01) pela manhã, um funcionário da empresa VLI logística, responsável pela manutenção e fiscalização da linha férrea, acompanhado de policiais militares, estiveram no local com uma equipe de trabalho e fecharam a referida passagem como era previsível que aconteceria. Enquanto funcionários da rede fechavam a passagem uma reunião de urgência estava sendo realizada no prédio da prefeitura entre o secretário de obras e a representante da VLI para tentar um entendimento sobre a obra. Resultado: Nada foi resolvido. A empresa alega que a prefeitura não poderia realizar a obra sem antes consultar a empresa e tomar as medidas de segurança necessárias. A prefeitura por sua vez entende que a prefeitura não precisa de autorização para abrir passagem dentro do perímetro urbano que é de jurisdição do município. Resultado, a passagem foi fechada. Porém, na quarta-feira (02), por volta das 18:00 horas, assim como havia prometido em entrevista a reportagem da Rádio Onda Norte, o secretário de obras Domingos Pereira, esteve no local com uma equipe de funcionários do município e a empreiteira responsável pela obra e retiraram novamente os trilhos e dormentes colocados pela VLI, desobstruindo mais uma vez a travessia.
Populares que acompanharam a desobstrução e aplaudiram a atitude do secretário e da prefeitura em reabrir a passagem. Diante desse impasse todo o que chama a atenção é a ausência da legalidade. Em discussões em grupos de rua, em redes sociais e até mesmo entre os membros da imprensa fica a interrogação, onde esta a lei e quem é que está com a razão?
É preciso ressaltar que mesmo dada à importância da obra e isso não há como contestar que é uma obra necessária, mas, é preciso lembrar a falta de capacidade dos gestores em dialogar e conseguir uma ação prática sobre o assunto. A prefeitura dispõe de um corpo jurídico, muito bem pago com o dinheiro do contribuinte que em momento algum se manifestou a respeito da legalidade. Outro fator que deve ser levado em consideração e a maneira que as obras estão sendo feitas, sempre à noite como se fosse na clandestinidade. Por sua vez, a empresa parece estar calçada juridicamente, pois fechou à travessia a luz do dia e com apoio da Policia Militar.
Nesta quinta-feira, 03 de março pela manhã mais uma vez a VLI fechou a travessia. Dessa vez posicionou um vagão em cima da linha, provocando o fechamento do local mais uma vez. Diante do impasse a população está sem saber quem é que tem a razão e principalmente, quando é que a situação será resolvida. O problema desse tipo de obra é que como a maioria delas tem dinheiro público sendo investido. O melhor a fazer nesse momento é primeiramente buscar o entendimento jurídico para posteriormente dispensar, maquinários, material humano e de construção para concretizar a obra.
Nas redes sociais alguns moradores já começam uma mobilização pedindo a retirada dos trilhos do centro da cidade. Na opinião deles a ferrovia hoje não trás nenhum benefício para a cidade, e nem deixa nenhum retorno financeiro, e ainda está atrapalhando o fluxo do trânsito.
Parece que essa novela ainda está longe de acabar, que venham os próximos capítulos e que a vontade do povo seja preservada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos