MPMG pede que obras emergenciais sejam feitas em igreja de Januária

Igreja foi construída em 1688
(Foto: Natália Jael / Inter TV)
(G1) O Ministério Público de Minas Gerais entrou com um pedido para que sejam feitas obras emergências na Igreja Nossa Senhora do Rosário, que fica em Januária e é considerada a segunda mais antiga de MG, depois que parte do telhado desabou. A estrutura, que já estava fragilizada, foi anda mais afetada depois das chuvas que atingiram a região. Em 5 de dezembro de 2015 o governador Fernando Pimentel (PT) esteve no município e anunciou que o local seria reformado, mas nada foi feito.
“Tem 10 anos que ela está fechada, nós licitamos e a obra vai começar agora, já estamos abrindo a licitação e já estão sendo feitas a entrega das propostas. A obra vai começar no início do ano que vem”, disse o governador na época.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída em 1688 e passou por poucas intervenções, a última ocorreu há 20 anos, as telhas foram trocadas por outras mais fortes e pesadas, mas a estrutura do telhado continuou sendo a mesma.
"Em dezembro [de 2015] quando o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) esteve aqui o teto já estava torto, filmaram e disseram que em janeiro viriam. Eu saí de férias e quando voltei em fevereiro, vim aqui e não tinham mexido em nada”, fala o bispo José Moreira da Silva.
“O coração está doendo, a gente esperava ver ela bonita", fala a moradora Cirila Ferreira da Silva, de 83 anos. “Eu acho que foi uma tragédia porque isso não podia ter acontecido aqui”, diz o neto dela, Emanuel Neres da Silva, de 10 anos.
Antes de enfrentar o problema com o telhado, a igreja estava sendo alvo de criminosos, que frutaram até o sino, que fica na torre.
“Fizemos um novo pedido de liminar para que os requeridos compareçam lá imediatamente, já que alguns elementos histórico-culturais não foram destruídos, o altar, que é valiosíssimo, as paredes, que ainda estão intactas. Ainda está em tempo de tomar providencias para que não haja dano irreparável”, destaca o promotor Lucas Trindade. São réus a Prefeitura, o IEPHA, a Igreja e o Estado.
Trindade explica que antes deste pedido, foi feito outro, depois que representantes da igreja foram até o MP informando que observaram o deslocamento do telhado.
Em nota, o IEPHA informou que estão assegurados os R$ 750 mil para as obras da igreja. Uma licitação para a reforma está sendo elaborada e representantes do órgão farão uma visita no local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos