Exame indica caso de zika em gestante de Montes Claros

Um exame feito em um laboratório de Montes Claros (MG) apontou que uma mulher no início da gestação está com o zika vírus. O resultado saiu na quinta-feira (4). No laboratório onde o sangue dela foi coletado foram feitos mais 1.200 procedimentos do mesmo tipo, sendo que oito deram positivo para a doença. Todas são grávidas.
As amostras coletadas são enviadas para Belo Horizonte e, segundo o biomédico Rilder Zuquin, “o teste de PCR [que detecta segmentos de material genético do vírus] é 100% específico, isso quer dizer que a gente consegue excluir as outras possibilidades”, afirma.
Apesar do resultado ter dado positivo para o zika, para que o caso entre nas estatísticas do Ministério da Saúde é preciso que outra análise seja feita.
“O caso tem que ser notificado, tem que ser coletada uma amostra e só vai entrar como caso confirmado do vírus por meio da confirmação laboratorial pelo SUS”, explica Valdemar Rodrigues, coordenador de Vigilância e Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros.
Ainda de acordo com Valdemar Rodrigues, as amostras são encaminhadas para o laboratório macrorregional e, posteriormente, vão para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, e seguem ainda para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.
“Muitas vezes nós nem ficamos sabendo dos exames feitos nos laboratórios particulares”, fala o coordenador de Vigilância e Saúde. O exame nestes locais custa em torno de R$ 550.
Oitenta e uma amostras de sangue colhidas em pacientes do Norte de Minas Gerais já foram enviadas para a Fiocruz, mas os resultados ainda não foram divulgados. Em Minas Gerais, 50 casos de microcefalia associados ao zika estão sendo investigados.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos