O legado de Padre Cleto para Janaúba

Padre Cleto Altoé.
(Por Aroldo Cangussu) Bem antes de Dom Mauro, também tivemos, em Janaúba, um religioso que revolucionou as relações na sociedade gorutubana. Foi o Padre Cleto Altoé, que veio de Pedro Leopoldo trazido pela família Azevedo no início da década de 1960.
Janaúba, naquela época, era uma cidade pequena, poeirenta, atrasada e carente de tudo: energia elétrica, estradas pavimentadas, escolas e tudo o mais. O padre tratou logo de criar o ensino médio (hoje a partir da 5ª série até a 8ª série) em instalações precárias e com professores idem, porém dedicados.
Em seguida, ele partiu para Belo Horizonte e conseguiu trazer para cá o Colégio Estadual e logo iniciou a construção do prédio localizado na Praça do Cristo. Inaugurado logo depois, iniciou-se uma vivência extraordinária de ensino e camaradagem para aquela geração.
Padre Cleto tratou logo de “domesticar” os seus alunos, ensinando boas maneiras, higiene pessoal, conhecimentos gerais, esportes e, principalmente, relações religiosas com a Igreja Católica. Ele retirou todas as beatas das primeiras filas da igreja e lá colocou os seus alunos para assistirem a missa das manhãs de domingo. Conseguia saber todos que faltavam à missa e, na segunda-feira, dava uma enorme bronca nos faltantes.
Disciplina era o forte dele. Exigia uniformes impecáveis e conferia, pessoalmente, até se estávamos usando a meia e os sapatos corretos. Implantou o jogo de voleibol no colégio e coibia veementemente os chutes com os pés que, costumeiramente, dávamos na bola. Criou o time de futebol do Colégio, chamado na época, de “Ginásio”. Havia o time titular com os alunos mais velhos e o infantil do que eu fazia parte como centroavante.
Promovia festas nas dependências do colégio e arrecadava dinheiro para excursões com os alunos. A mais famosa dessas excursões foi a que ele fez com a turma de 1965 ao Rio de Janeiro. Saímos daqui de Janaúba para Belo Horizonte no trem da Central do Brasil em um vagão especial, somente com os alunos e alguns professores. De BH partimos em um ônibus fretado para dias inesquecíveis na Cidade Maravilhosa.
Padre Cleto merece uma estátua em Janaúba por tudo o que ele representa na formação inicial de uma geração de jovens que hoje são bons pais de família, grandes profissionais e cidadãos de bem, pregando ainda os seus ensinamentos e o respeito ao próximo.

Comentários

  1. Meu professor, um professor seríssimo, fez muito pelo educandário de Pedro Leopoldo.Era um padre xingão, super exigente em termos de frequência, cabelos feitos, uniformes e que um militar exige... mas deixou seu legado.
    Saudades

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos