Norte de Minas adere a campanha contra caixa dois

O Norte de Minas aderiu à Campanha de Combate ao Caixa Dois nas eleições municipais deste ano, lançado em Brasília pela Ordem dos Advogados do Brasil, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Durante reunião realizada no final da tarde e início da noite de segunda-feira (11), um grupo de entidades decidiu ampliar a campanha, envolvendo mais parceiros. O mentor da iniciativa, Olímpio Antônio Maia Abreu, coordenador da 2ª Coordenadoria Regional do Grande Oriente do Brasil, pediu ao presidente da 11ª Subsecção da OAB em Montes Claros para buscar a adesão de maior quantidade de segmentos, visando tirar a campanha do papel.
A coordenadora do MCCE no Norte de Minas, Sônia Gomes de Oliveira explica que há vários anos o Colegiado de Leigos da Arquidiocese de Montes Claros, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, criou o núcleo local do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, que atuou na fiscalização da campanha em Montes Claros. Ela entende que esta campanha nacional, lançada pela OAB e que em Montes Claros e Norte de Minas será ampliada, com a adesão de maior quantidade de parceiros, dará uma nova dinâmica e ajudará a realizar uma eleição transparente e sem atos de corrupção, como ocorre na maioria das vezes.
O titular da 2ª Coordenadoria Regional do Grande Oriente do Brasil, Olimpio Antônio Maia Abreu explica que desde 2004 a Maçonaria criou o Movimento Tiradentes, de uma eleição com ficha limpa e em 2012, a campanha para impedir candidatos ficha suja. Agora, quando tomou conhecimento desse projeto de combate ao caixa dois, decidiu propôs a ampliação dos envolvidos. Ele afirma que tem apoio dos presidentes do Conselho de Veneráveis do Norte de Minas, Francisco Pimenta de Figueiredo e do Conselho Maçônico de Segurança Pública, para levar a campanha a todos municípios onde a ordem maçônica estiver instalada.
O presidente da 11ª Subsecção da OAB em Montes Claros, André Crisostomo afirma que a proposta de parceria é fundamental para este tipo de ação surtir os efeitos e lembra que não basta surgir a denúncia, é importante a população ser orientada a produzir provas que comprovem os atos de caixa dois, como filmar ou gravar as conversas, usando o acesso fácil a tecnologia, como os telefones celulares. A OAB referendará as denúncias comprovadas, para os envolvidos serem punidos.
No próximo dia 18, segunda-feira, às 17h, será realizada nova reunião com a maior participação de parceiros, como os clubes de serviços como Maçonaria, Rotary, Lions, além de instituições como Policia Federal, Ministério Público Federal, Ministério Público de Minas Gerais, Policia Militar, Policia Civil, Justiça Eleitoral e entidades de classes, como ACI, Adenor, CDL, Fiemg-Norte, Sociedade Rural, Sindicato Rural, AMAMS, AMMESF, AVAMS, Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino e Associação das Escolas Particulares do Norte de Minas, além da Arquidiocese de Montes Claros e Associação dos Pastores Evangélicos.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Gazeta Norte Mineira

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos