Chuvas que caíram em Janaúba recuperaram apenas 5 centímetros de água no Bico da Pedra

Barragem Bico da Pedra.
(Por Ivo Júnior) A população de Janaúba e Nova Porteirinha se animou com as chuvas que voltaram a cair nas duas cidades nesse início de ano. O motivo é que as chuvas deveriam recuperar o nível da barragem bico da pedra que abastece as duas cidades e se encontra no seu pior nível desde a sua construção no ano de 1978/1979. É possível ver as especulações sobre “quanto de água que o lago aumentou” em todos os lugares onde tiver aglomeração de pessoas. Porém as chuvas não influenciaram muito no nível de água da represa. Apenas 5 centímetros foi o total de água recuperada no espelho d’água da barragem Bico da Pedra.
Há muitos meses sem chuva o solo ainda está muito seco e absorve a maior parte da água que cai sobre ele. Juntando se a isso o calor que mesmo com a chegada da chuva não diminuiu colabora com alto índice de evaporação.
No dia 31 de dezembro a medição do nível de água realizada pelo Distrito de Irrigação do Gorutuba marcava 537,00 metros; nível que se manteve nos dias 01, 02 e 03 de Janeiro e caiu para 536,95 nos dois dias seguintes, 04 e 05, porém, nesta quarta feira 06 de janeiro o nível voltou a marcar 537,00 novamente.
A quantidade de água recuperada é bem abaixo da expectativa da população que já especulava cerca de 30 centímetros. Vale ressaltar que é preciso chover mais na região de Francisco Sá e Riacho dos Machados para que a o Rio Gorutuba volte a correr e abasteça a barragem. Não adianta em nada a precipitação que acontece na região central da cidade ou até mesmo apenas na região que compreende o lago.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos