Boas Práticas Projeto musical atrai jovens e revela talentos em Capitão Enéas

FOTOS (Crédito): Pedro Castro 
Formado em abril de 2015, o grupo Tocando em Frente nasceu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Capitão Enéas, a menos de 70 km de Montes Claros, e já reúne 58 jovens de 14 a 16 anos.
“Tudo começou antes do desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Eu vi alguns instrumentos largados no Cras, tive a ideia de montar um grupo de fanfarra, ensaiamos por nove dias e em substituição a alguns instrumentos específicos de fanfarra, como tarol e bombardino, que não haviam, improvisamos com instrumentos de madeira”, explica José Geraldo Silva, psicólogo do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Capitão Enéas.
Os primeiros 19 instrumentos, reunidos às pressas para o desfile, atraíram a atenção e rapidamente um grupo de 40 estudantes de violão se formou. Hoje são 58 jovens que estudam música, duas vezes por semana, no equipamento do Suas e levam os instrumentos para aperfeiçoar a técnica em casa.
E no dia 4 de novembro o Projeto “Tocando em Frente” promoveu a I Audição de Violão e Musicalização, em Capitão Enéas. Os adolescentes e jovens puderam mostrar aos pais e convidados o que aprenderam nas aulas. O grupo também se apresentou publicamente na abertura da Conferência Regional de Assistência Social de Montes Claros, em 8 de outubro. Eles tocaram três músicas, entre elas a composição de Geraldo Vandré, “Para não dizer que não falei de flores”. 
Idealizador do projeto, o psicólogo José Geraldo também é músico. “Eu percebo que eles evoluíram, estão mais construtivos e conscientes dos direitos deles. Estão mais abertos e reivindicam, por exemplo, mais cursos profissionalizantes no município”, avalia.
“O projeto foi criado para atender jovens de 16 a 18 anos e manter o vínculo, pois aos 17 são desligados do Projovem, programa de convivência com jovens”, explica a coordenadora do Cras de Capitão Enéas, Maria Elaine de Oliveira.
“Minha vida mudou bastante, aprendi a tocar violão no projeto e vi como a música é importante na vida da gente. Minhas notas melhoraram, sozinho comecei a estudar música, evoluí e agora quero trabalhar com música”, afirma Gustavo Fernandes, 16 anos, e uma das revelações artísticas do projeto.
O Projeto Tocando em Frente trabalha, por meio da percussão e do violão, a percepção auditiva e rítmica dos jovens.
Para 2016, a coordenação do Cras quer ampliar as atividades artísticas e promover aulas de dança e teatro. “Precisamos de espaço físico e materiais. Já conversamos com a prefeitura e aguardamos a resposta”, explica Maria Elaine.

Convivência e Fortalecimento de Vínculos
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço da Proteção Social Básica do Suas, ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias e realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). O SCFV realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: ASCOM Governo de Minas Gerais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos