Barragem Bico da Pedra está dois metros abaixo do volume morto para irrigação

Quadro publicado no portal do Distrito de Irrigação do Gorutuba
mostra o volume no mês de Dezembro e a cota inicial do "Volume Morto".
(Por Ivo Júnior) A barragem do Bico da Pedra começa o ano de uma maneira que a população de Janaúba e Nova Porteirinha, não gostariam que ela começasse. Devido ao baixo índice de precipitação pluviométrica nos últimos anos o lago da barragem se encontra mais de 2 metros abaixo do limite que é considerado pelo Distrito de Irrigação do Gorutuba, como volume morto para abastecimento do Canal principal de Irrigação. Segundo dados da Cota da Barragem do Bico da Pedra publicados no site do Distrito de Irrigação, em 31 de Dezembro, último dia do ano de 2015, a barragem se encontrava na marcação de 537 metros cúbicos.
Existe uma dúvida a cerca do volume morto. O volume morto que já foi atingido é o volume para abastecimento do canal principal que conduz a água para a irrigação. O volume morto ao qual estamos aproximando cada dia mais, mas, que ainda não foi atingido é para o consumo humano.
Em setembro de 2015 o nível da barragem atingiu 21% de sua capacidade total que era de 703 milhões de metros cúbicos. Ainda é possível usar a água para irrigação até quando ela atingir 12%, a partir desse ponto paralisa se a irrigação definitivamente e a água será usada apenas para o abastecimento humano. Lembrando que o mês de setembro terminou com um metro e meio a mais de água na barragem em relação ao nível que se encontra agora.
É possível ver pessoas criticando o uso da água ainda para a irrigação, porém, vale ressaltar que a economia da cidade gira em torno do agronegócio e da fruticultura, portanto a paralisação do fornecimento de água para irrigação é a ultima medida a ser tomada. São gerados através da agricultura irrigada 10.500 empregos diretos e indiretos que produzem 84.874 toneladas de produtos agrícolas por ano o que representa uma renda de 103 milhões de reais ao ano. O agronegócio também faz girar no comércio local em torno de 80 milhões de reais ao ano, gerando mais 4.400 empregos diretos. A paralisação do agronegócio colocaria a cidade de Janaúba em uma crise social e fina
nceira sem precedentes e conseqüentemente aumentaria o índice de criminalidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos