Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 22 de agosto de 2015

Em Montes Claros adolescente cria falso anúncio de emprego no Facebook para estuprar garota

Um falso anúncio de emprego divulgado no Facebook se transformou em armadilha e levou ao estupro de uma jovem de 19 anos em Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais. O suspeito de cometer o crime tem 17 anos, foi apreendido pela Polícia Militar e colocado à disposição do Ministério Público.
O adolescente, que mora em Juramento, criou um perfil falso e se passou por empresário para convencer a vítima a marcar um encontro. A garota foi até o local marcado, onde supostamente pegaria uma van com outros candidatos para ir até Juramento, a 27 km, onde ocorreria a entrevista.
O adolescente que tramou o crime chegou ao local, disse que a van tinha estragado e que iria com ela até o veículo onde os outros candidatos aguardavam. A garota concordou e começou a caminhar com ele pela rodovia.
De repente, o suspeito fingiu estar armado, empurrou a garota para o matagal e a violentou. Segundo a polícia, o criminoso levou até um cobertor para o mato, o que é mais um indício do planejamento do abuso.
A polícia rastreou o perfil usado no Facebook e, no mesmo dia, conseguiu prender o suspeito. Ele voltava para Juramento no mesmo ônibus em que tinha viajado para Montes Claros só para cometer o crime.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Brasília de Minas homem é preso por falsificação e estelionato

PM apreendeu 24 frascos de perfumes
Um homem foi preso por falsificação e estelionato na manhã deste sábado (22), em Brasília de Minas, no Norte do Estado.
De acordo com a Polícia Militar, o suspeito tentava vender perfumes falsificados e adulterados em uma feira livre, que ocorre aos sábados e domingos na cidade. A PM chegou até ele após denúncias anônimas e apreendeu 24 perfumes.
Ainda segundo a polícia, a suspeita é de que tenha água e álcool combustível dentro dos frascos. O homem disse à PM que adquiriu os produtos em São Paulo. Ele foi conduzido à delegacia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Em Mirabela jovem tenta matar primo com golpes de foice e acaba morto pelo tio

Um jovem de 25 anos foi morto a tiros pelo próprio tio no dia 18 de agosto em Mirabela, na região Norte de Minas Gerais. Na noite anterior, os dois teriam discutido e, conforme a PM (Polícia Militar), a vítima teria ameaçado e tentado matar o filho do autor com golpes de foice alguns dias antes.
Ainda conforme a PM, testemunhas relataram que Diego Wallace Barbosa da Silva caminhava por uma rua da cidade quando foi surpreendido pelo tio Sebastião Rodrigues da Silva, de 42 anos. O parente estava em um carro prata e teria disparado vários tiros na direção do sobrinho.
Conforme testemunhas, o veículo era dirigido por outra pessoa, que ainda não identificada, e a vítima ainda teria tentado correr, mas foi perseguido pelo tio e atingido por oito tiros. Já o suspeito fugiu após o assassinato e ainda não foi localizado.
A relação do tio com o sobrinho já tinha ido parar na polícia. Cinco dias antes, Sebastião procurou a PM para registrar um boletim de ocorrência acusando o sobrinho de agredir e tentar matar seu filho, um adolescente de 14 anos. Na ocasião, ele disse ainda que o menor estaria sendo agredido pela vítima constantemente.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Aconteceu no Vale

CÉSAR EMÍLIO ENTRE A CRUZ E A CALDEIRINHA

Presidente da Amams adere na última hora a movimento de prefeitos que pressionam Dilma e Pimentel por mais verbas

(Luís Claudio Guedes) O prefeito de Capitão Enéas e presidente da Associação Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), César Emílio Lopes (PT), atravessa um inferno astral digno de nota. Obrigado a administrar o desgaste do rompimento com o vice, Júnior Braga (PMDB), que já anunciou candidatura ao cargo de prefeito em 2016, César Emílio enfrenta dores de cabeça extra com as cobranças da prefeitada associada à Amams, que exige dele postura mais agressiva na adesão das entidades municipalistas aos protestos contra os governos estadual e federal.
O presidente da Amams tem perdido o sono para conciliar a posição de petista de carteirinha com os interesses dos colegas prefeitos, em especial os que têm possibilidade de reeleição, que estão desesperados ante a possibilidade, cada vez mais concreta, da crise econômica barrar seus sonhos de conquistar mais um mandato.
A Prefeitura de Capitão Enéas só confirmou na tarde da sexta-feira (21) sua adesão à paralisação desta segunda feira (24), mesmo assim a contrgosto. A ação faz parte do movimento “Crise nos municípios: prefeituras de Minas param por você”. Cerca de 600 prefeituras mineiras confirmaram a participação no movimento. Em Capitão Enéas todos os serviços municipais serão paralisados, menos os de Saúde e de Limpeza Urbana.
O movimento é encabeçado pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e tem por finalidade chamar a atenção dos governos federal e estadual para o cumprimento das responsabilidades com os municípios. Os prefeitos ameaçaram até acampar nos gramados da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para pressionar o governador Fernando Pimentel. Preocupado com o desgaste que o gesto pode trazer ao seu ainda incipiente governo, Pimentel reuniu 41 representantes de entidades municipalistas ontem, no Palácio Tiradentes, quando anunciou a liberação de verbas para o transporte escolar.

Toma Dilma, que o filho é seu...

Entre as muitas reivindicações dos prefeitos estão a recuperação do Fundo de Participação de Municípios (FPM), a redistribuição da arrecadação de impostos, definição dos repasses pendentes dos convênios entre a União, estados e municípios e revisão do pacto federativo.
O movimento dos prefeitos tenta jogar para o colo da presidente Dilma e do governador a culpa pelos muitos problemas que a população já sente em cada cidade, em especial as mais pequenas. Para a AMM, as agruras que o povo enfrenta tem relação direta com a queda dos repasses federais e estaduais e a aplicação destes recursos na saúde, educação, segurança e desenvolvimento econômico para geração de emprego.
Pressionado a dar o exemplo, César Emílio decidiu fechar as portas da Prefeitura de Capitão Enéas. O constrangimento do presidente da Amams, contudo, é visível. No meio da ventania da crise se ficar o bicho come, se correr, o bicho pega.

Caminhoneiro invade contramão, bate em carro e condutor morre em MG

(G1) Um homem de 35 anos morreu em um grave acidente na noite desta sexta-feira (21), na BR-135, próximo a Engenheiro Navarro, no Norte de Minas.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista de uma carreta invadiu a contramão e bateu de frente com um veículo de passeio. O condutor do carro morreu no local do acidente e o passageiro, de 25 anos, teve ferimentos leves e foi encaminhado ao hospital de Montes Claros.
Ainda de acordo com a PRF, o caminhoneiro, de 40 anos, também sofreu ferimentos leves e foi levado para o hospital de Bocaiuva.
Segundo o Samu, a vítima fatal era funcionário da Secretaria Municipal de Saúde de Grão Mogol e o passageiro do carro trabalha na Secretaria de Francisco Sá. Eles retornavam de Belo Horizonte depois de participar de uma reunião com o Secretário de Estado de Saúde.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Surgem as primeiras irregularidades da equipe interventora na saúde de Januária

(Por Fábio Oliva) Há pouco mais de um mês à frente dos destinos do setor de saúde em Januária, a equipe interventora nomeada pelo prefeito Manoel Jorge de Castro (PT) já começou a praticar as primeiras irregularidades.
Segunda-feira, dia 17, aportou no Hospital Municipal de Januária uma nota fiscal, n. 14.670, no valor de R$ 32.967,80, mas acompanhada de menos de R$ 20.000,00 em produtos. A situação causou desconforto entre os funcionários responsáveis pela conferência e recebimento dos medicamentos. Além disso, a nota estava desacompanhada de qualquer autorização de fornecimento. O fato já foi denunciado ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais e à secretaria de Estado da Fazenda.
Na terça-feira, dia 11, o motorista da equipe de intervenção tentou entregar produtos médico-hospitalares no setor de almoxarifado do hospital, desacompanhado de qualquer documentação fiscal. Houve recusa do recebimento por parte dos funcionários do setor, mas a entrega acabou ocorrendo após a interferência de outro membro da equipe, Manasses de Paula Gonçalves Lopo, ex-funcionário do gabinete do deputado Paulo Guedes (PT).
Na sexta-feira, dia 14, o motorista da equipe tentou entregar medicamentos no hospital, sem nota fiscal, acompanhado apenas do que se denomina de “notinha simples”, sem nenhum valor legal.
Os funcionários do Hospital Municipal de Januária reclamam que a equipe vem comprando medicamentos que sequer são usados no município. E citam como exemplo a aquisição de 3.600 comprimido de albendazole (foto), um anti-parasitário que geralmente é ministrado em cada paciente em dose única, apenas uma vez por ano. O remédio não seria eficiente contra o schistosoma mansoni, causador da esquistossomose, doença parasitária mais prevalente no município, e que deve ser tratado com o Praziquantel, que seria eficiente contra esse parasita.
Enquanto isso, segundo os servidores, o HMJ não tem sequer álcool 70%, de uso hospitalar. Eles estão tendo que se virar com álcool em gel de uso doméstico. Também faltam fitas para medição de glicemia e papel para eletros. Na falta de luvas de látex, a equipe interventora providenciou luvas de plástico, do tipo usadas em salão de beleza para aplicação de tintura em cabelos.
Sem o fornecimento, pelo HMJ, de máscaras apropriadas para lidar com pacientes com tuberculose, AIDS e outras doenças altamente contagiosas, os servidores estão comprando as máscaras com o próprio dinheiro. Enfermeiros e técnicos em enfermagem contratados estão com cinco meses de salários atrasados. Os servidores da saúde também reclamam da inércia e falta de providências do Sindicato que deveria defender os direitos dos trabalhadores.
Segundo os servidores, quem discorda das irregularidades praticadas ou é demitido ou transferido de setor. Eles também se queixam de que algumas transferências estariam ocorrendo para abrir espaço para a contratação de mais de vinte pessoas indicadas por deputado petista, cujos contratos já estariam sendo elaborados na Secretaria Municipal de Saúde.

Janaúba: PM apreende drogas e arma em Vila Nova dos Poções

Material apreendido.
(ASCOM PM) Na manhã da última quarta-feira (19), a PM através da equipe comandada pelo Tenente Rondinele cumpriu mandados de Busca e Apreensão no Distrito de Vila Nova de Poções, zona rural do município de Janaúba.
Na Rua João Martins, após buscas na residência de um adolescente em conflito com a lei de 16 anos, os policiais apreenderam 3 papelotes de cocaína, 8 pedras de crack, 10 gramas de maconha, 1 aparelho celular, três recipientes um contendo pólvora, outro contendo chumbo e contendo espoleta, e uma arma de fabricação caseira.
Na Avenida Julião Mendes, durante incursão e buscas nas proximidades de uma residência e interior desta, os policiais apreenderam duas porções medias de maconha prensada, 3 munições calibres .32, .38, uma televisão e quatro aparelhos celulares de procedência ilícita.
Durante a operação duas pessoas foram presas um infrator de 34 anos, outro de 23 anos, e um adolescente em conflito com a lei de 16 anos apreendido, todo material foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, ficando tudo a disposição da justiça.

Janaúba: Adolescentes são apreendidos com maconha no São Lucas

(ASCOM PM) No início da tarde desta quinta-feira (20) durante a passagem da viatura Serviço de Inteligência do 51º BPM pela Rua São Bento, no bairro São Lucas, cidade de Janaúba, os adolescentes L e G, 17 e 16 anos que se encontravam no quintal de uma residência em atitudes suspeitas, avistaram o veículo da PM e tentaram evadir.
Os militares solicitaram apoio da viatura que estava na área e conseguiram proceder à abordagem dos suspeitos. Foi constatado que os adolescentes haviam rasgado uma sacola plástica que continha maconha, e as jogaram espalhadas no quintal onde foram abordados.
Os adolescentes apontaram outros dois locais que continham mais três porções de maconha, que, juntas, totalizaram aproximadamente oitenta gramas. O adolescente L, admitiu ser o proprietário do produto localizado, e de estar comercializando juntamente com o adolescente G.
Assim os adolescentes foram apreendidos pelo cometimento de ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas e conduzidos a Delegacia de Polícia Civil, onde ficaram a disposição da justiça.

Portaria da Secretaria Municipal de Saúde regulamenta a emissão e o controle de AIH - Autorização de Internação Hospitalar nos hospitais de Janaúba

Secretário de Saúde de Janaúba,
Gilson Urbano
Com a medida, a SMS também amplia carteiras de consultas e cirurgias na rede de saúde do município

JANAÚBA - Após abertura de canal de comunicação com o Departamento Nacional de Auditorias Hospitalares - SUS (DENASUS), Ministério Público, Comissão Intergestores da Região de Saúde da Serra Geral (CIR), Superintendência Regional de Saúde de Saúde (SRS), grupo de médicos e enfermeiros colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba, e receber total apoio da direção dos Hospitais, Fundajan e Regional, o secretário municipal de Saúde de Janaúba, o sanitarista, Gilson Urbano, por meio da Portaria N°169/2015 - SUS / Janaúba, acaba de regulamentar a regulação e o controle de Autorização de Internação Hospitalar (AIH) no âmbito do município. A referida portaria foi editada em conformidade com o Decreto Federal 7.508 de 2011 e o Decreto Municipal 047/2015, que ainda cria a Comissão Permanente de Regulação Assistencial neste mesmo município. A portaria está em vigor desde o último dia 30 de julho.
A informação é do próprio secretário municipal de Saúde de Janaúba. Ele informa que, com a portaria, Janaúba dá mais um importante passo na gestão Plena dos prestadores do SUS e no acesso dos usuários aos serviços de saúde, o que representa maior tranquilidade aos profissionais médicos colaboradores da secretaria e da REDE, bem como aos usuários do SUS que, agora, de fato passam a integrar a relação de pacientes com total prioridade na saúde pública local.
O secretário Gilson explica que, a partir da regulação e controle de AIHs no município por meio do sistema de numeração de emissão pela Secretaria de Saúde, o usuário que iniciar seu tratamento na rede de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) obrigatoriamente deverá ser concluído na mesma rede sem que, para isso, o paciente precise desembolsar qualquer quantia de complementariedade ou, ainda ter que concorrer com AIH oriundas de atendimentos de serviços não credenciados aos SUS.
Ainda de acordo com Gilson, ao contrário de Montes Claros, que perdeu a condição de município pleno de saúde, com a intervenção do Estado na gestão da Saúde devido a crise entre Prefeitura e os Hospitais, em Janaúba, atualmente, o município é pleno de sistema, no que diz respeito às políticas que regulamentam o SUS e a regulação dos procedimentos hospitalares através de uma gestão solidária e cooperativa e que prioriza as demandas dos pacientes.
Além da edição e publicação da portaria, foi elaborado o Manual Técnico Operacional do Sistema editado pela direção nacional do SUS que se destina a auxiliar gestores, prestadores e profissionais de saúde que trabalham com os sistemas de captação de dados e com o processamento da informação do atendimento ao paciente internado na citada rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
A estratégia de implantar o complexo regulador faz parte de um conjunto de ações que permitem maior otimização dos recursos do SUS e garantia do acesso dos usuários à integralidade da assistência. Para tanto, duas enfermeiras foram qualificadas em auditoria pelo DENASES em um curso de 80 horas presenciais em Belo Horizonte, e mais 40 horas de dispersão, implantação dos setores de regulação assistencial nos Hospitais da Fundajan e do Regional, que receberam doação de computadores para auxiliar nos novos serviços de agendamento, controle e auditorias das AIHs.


Mais Consultas Especializadas e mais duas Salas para realizar mais cirurgias
Para por em prática as regras estabelecidas pela portaria que regulamenta a emissão de AIH em Janaúba, o secretário Urbano anunciou mais investimento na área de saúde, com a liberação de recursos para ampliar mais duas salas de cirurgias, uma em cada hospital da cidade, totalizando assim seis salas cirúrgicas, contratação direta junto aos Hospitais de 100 consultas em clínica de cirurgia e 250 consultas ortopédicas, 100 consultas ginecológicas e 100 consultas em angiologia, incluindo também no pacote de contratação de serviços a oferta de procedimentos a pacientes com varizes, entre outros.
Ainda na última quarta-feira, 19, o secretário informou que a Secretaria municipal de Saúde fechou a carteira de profissionais do Centro Viva Vida em Janaúba o que significa ampliação de mais consultas e procedimentos com reajuste da tabela, e que até o final do mês de agosto será publicado o novo edital de credenciamento.
Completando, cita o secretário que, com a medida de ajuste sanitário a Secretaria vem ampliando as especialidades médicas nas Policlínicas Regionais que agora já contam com mais três novas especialidades: ginecologia, angiologia e psiquiatria e em breve, urologia.
Apesar da crise financeira que vive o país, o secretário Gilson Urbano, o vice prefeito Rodrigo Rodrigues, e o prefeito Yuji Yamada, vêm procurando, através da profissionalização e da gestão agenda positiva da saúde, melhorar o atendimento do SUS para o povo gorutubano e da Serra Geral.


Fonte: ASCOM PREFEITURA DE JANAÚBA

Governo de Minas inicia obra de ampliação da barragem de Mato Verde

Cerca de 20 mil pessoas dos municípios de Mato Verde, Catuti e da localidade de São João do Bonito serão beneficiadas

(ASCOM GOVERNO DE MINAS) Autorizada pelo Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e pelo secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Paulo Guedes, a obra de ampliação da barragem do rio Viamão, em Mato Verde, no Norte de Minas, começou a ser executada neste mês pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Com investimento de R$ 48 milhões e prazo de conclusão de 18 meses, a estimativa é que a obra beneficie cerca de 20 mil pessoas dos municípios de Mato Verde, Catuti e da localidade de São João do Bonito. O projeto prevê a elevação da altura da barragem dos atuais 12 metros para 35 metros, o que permitirá acumular mais água durante o período chuvoso garantindo o abastecimento da população na seca. Segundo a Copasa, o volume total de chuva na região em 2013 foi de 733 mm. Em 2014, a precipitação foi de 382 mm. Neste ano, o índice parcial de chuvas é de apenas 198 mm.
Para o secretário Paulo Guedes, a obra irá garantir qualidade de vida para a população. “A elevação da barragem do rio Viamão é de fundamental importância para recuperar a condição hídrica da região”, ressalta o secretário. O Diretor de Operação Norte da Copasa, Gilson de Carvalho Queiroz Filho, destaca que as dificuldades em relação às condições climáticas reforçam a importância da ampliação. "É uma obra muito esperada pela região, muitos obstáculos tiveram de ser vencidos nesse curto período do governo que se inicia, e será uma forma consistente de garantir o abastecimento mesmo em períodos de estiagem longa”.
A obra de complementação da barragem é uma parceria dos governos federal e estadual, por meio dos programas de Aceleração do Crescimento – PAC Prevenção/Seca, e do Água para Todos.

Pimentel anuncia liberação de R$ 310 milhões para prefeituras mineiras

Durante reunião com prefeitos, governador autorizou o repasse de R$ 60 milhões ainda este ano para serem aplicados no transporte escolar nos municípios

(ASCOM GOVERNO DE MINAS) O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, anunciou nesta sexta-feira (21/8) no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, durante encontro com prefeitos e presidentes de associações microrregionais de municípios de todo o Estado, uma série de ações que visam beneficiar os cidadãos mineiros. Entre elas, a liberação de R$ 310 milhões para as prefeituras, entre linhas de financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e recursos para o transporte escolar.
O governador também confirmou que enviará à Assembleia Legislativa de Minas Gerais projeto de lei que altera a Lei Robin Hood, que trata da distribuição da cota-parte dos municípios do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O objetivo do projeto, que será feito em parceria com os prefeitos, é aperfeiçoar a lei e garantir um repasse mais justo de recursos para os municípios, principalmente os de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
“Minas Gerais não está parada. A situação de dificuldade é geral, no país inteiro, mas aqui o importante é que nós estamos trabalhando. Eu sou extremamente solidário com os prefeitos, que é o agente público mais próximo do cidadão. O governante do Estado que não entender isso não entendeu nada, não vai fazer um bom governo. Tem de se desdobrar para ajudar a resolver os problemas”, afirmou o governador.

BDMG

O BDMG irá liberar, por meio de edital, R$ 250 milhões para viabilizar investimentos em infraestrutura, saneamento, construção de prédios públicos e aquisição de máquinas e equipamentos. “Pegamos todo o dinheiro que estava disponível no BDMG para empréstimos e colocamos para os municípios. Achamos por bem liberar tudo, dada a situação premente de dificuldades que nós sabemos que todos estão enfrentando aqui”, disse Pimentel.
O diretor-presidente do BDMG, Marco Aurélio Crocco, destacou o compromisso da instituição com os municípios. “São cinco linhas de crédito que praticamente cobrem todas as possíveis demandas, desde urbanização a máquinas. A ideia é que vocês, prefeitos, decidam prioritariamente aonde vão investir”, afirmou.
Os municípios poderão inscrever propostas de financiamento no período de 21/8/2015 a 30/9/2015, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site do BDMG. As regras gerais e as etapas estão descritas no edital, que pode ser obtido no site www.bdmg.mg.gov.br.

Transporte escolar
Pimentel também anunciou a liberação de R$ 60 milhões a mais para o transporte escolar no Estado em 2015 – recursos que serão utilizados pelos municípios para o transporte de estudantes da rede pública que moram na zona rural. Outra importante ação é o envio, à Assembleia Legislativa, de um projeto de lei que cria o Programa Estadual de Transporte Escolar (PTE-MG), cujo objetivo é transferir recursos financeiros de forma direta e automática, sem a necessidade de assinar convênios, para os municípios que, efetivamente, realizam o transporte escolar.
Segundo o governador, o repasse dos novos recursos irá “permitir aumentar em cerca de 30% o valor que é repassado aos municípios”. “É um esforço muito grande do Estado”, destacou, lembrando que uma das demandas mais antigas dos prefeitos é a desburocratização dos repasses por meio de convênios. “O projeto de lei vai institucionalizar esse repasse, que hoje é feito na base de convênio. Nós vamos fazer fundo a fundo agora, de maneira que vai ser automático. Era um desejo antigo dos prefeitos e das prefeitas, e é justo que seja assim. Institucionalizar isso é uma obrigação do Estado”, garantiu.
O Estado ainda vai promover, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), uma revisão dos critérios de fixação do valor a ser destinado ao transporte escolar, garantindo uma divisão mais justa e adequada entre as prefeituras.
A secretária de Educação, Macaé Evaristo, afirmou que a ação irá garantir o fortalecimento da educação pública. “Nós passamos, este ano, de R$ 221 milhões para R$ 281 milhões. Sabemos da necessidade do transporte escolar em um Estado grande como o nosso. Estamos simplificando o sistema, trabalhando de maneira bem cooperativa. São cerca de 260 mil alunos que dependem do transporte escolar”, destacou.

Lei Robin Hood
Ainda durante o encontro com os prefeitos, Pimentel destacou o empenho da nova gestão no trabalho para tentar corrigir as distorções históricas no atual modelo de distribuições de recursos pela Lei 18.030, a chamada Lei Robin Hood. O grupo de trabalho criado pelo governo estadual deverá apresentar, no início de setembro, um anteprojeto de lei com as novas propostas. Além de representantes de secretarias do Estado, o grupo também conta com a participação de cinco prefeitos, indicados pela AMM. Para Pimentel, Minas poderá dar o exemplo na forma de tratar os municípios de forma mais igualitária.
O governador afirmou que a lei é “erradamente chamada de Robin Hood”. “Nós vamos mandar para a Assembleia um projeto alterando a atual divisão de recursos do ICMS. A hora de mudar é agora. O prazo é exíguo. No início de setembro, nós temos de estar com isso na mão. A distribuição dos recursos do ICMS, na forma como é feita na maioria dos estados brasileiros, não ajuda os municípios e não ajuda o cidadão e a cidadã do Estado. Está errado. Nós vamos mudar agora e esperamos que essa lei que vamos fazer juntos possa servir de modelo na renovação de outros Estados”, finalizou.

Participação
O presidente da AMM e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio, destacou a proximidade da nova gestão estadual com os prefeitos, ouvindo para governar. “Pode contar com a nossa solidariedade. Estamos, aqui, com os prefeitos, todos juntos. Queremos ser ouvidos mais, para promover mudanças em prol de Minas e do Brasil”, disse.
Além dos prefeitos e presidentes das associações microrregionais, também participaram do encontro o vice-governador Antônio Andrade, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes, o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, e os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha; Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste, Paulo Guedes; Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Tadeu Martins Leite; o subsecretário de Assuntos Municipais, Marco Antônio Viana Leite, e deputados estaduais.

Em Japonvar dupla de assaltantes invade agência dos Correios

Uma agência dos Correios foi assaltada por dois homens na manhã desta sexta-feira (21) em Japonvar, Norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos, armados, entraram na agência e anunciaram o assalto.
Ainda segundo a PM, no momento só havia uma pessoa dentro do local. Depois de render o funcionário, os suspeitos recolheram o aproximadamente R$ 7 mil e fugiram em uma motocicleta em direção a Montes Claros.
A Polícia Militar informou que já tem suspeitos e está fazendo o rastreamento, mas até o momento ninguém foi preso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Em Uruana de Minas, Policial militar morre após bater carro em uma vaca

Um policial militar morreu após bater o carro em uma vaca no KM 42 da LMG-638, próximo a cidade de Uruana de Minas, Noroeste do estado. O acidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira (21).
Segundo informações da Polícia Rodoviária de Arinos, o policial, que morava em Unaí, trabalhava em Paracatu e estava a caminho do rancho da família, a cerca de 8km de Uruana. Com o impacto, o veículo foi lançado para fora da pista. O animal também morreu.
Ainda segundo polícia, a vítima, de 43 anos, só foi encontrada na manhã desta terça, por causa da vegetação alta. A perícia de Unaí esteve no local e o corpo será velado em Uruana de Minas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

CASAS LOTÉRICAS DO NORTE DE MINAS PODEM FAZER PARTE DA PRIMEIRA LICITAÇÃO DA CAIXA EM OUTUBRO

A Superintendência Regional do Norte de Minas da Caixa Econômica Federal (CEF) em Montes Claros confirmou, ontem, que lotéricas da região podem fazer parte da primeira licitação que a CEF fará em outubro próximo, para regularizar a concessão das agências lotéricas, unificando o regime jurídico das unidades que começaram a funcionar antes de 1999, cumprindo acordo feito com o Tribunal de Contas da União. A região conta com 206 unidades.
A superintendência confirmou também para esta quinta-feira (20) o sorteio do primeiro lote de agências lotéricas, englobando 500 unidades de um total de 6.104 casas lotéricas espalhadas pelo País. O sorteio público ocorrerá no Auditório do Edifício José Alencar, na Asa Norte, em Brasília, e o resultado serão divulgados no site da Caixa até o dia 25. Também no site serão publicados os avisos sobre o lançamento de editais de cada um dos pregões previstos, informando as condições de participação e especificações técnicas.
O banco pretende fazer a regularização das casas lotéricas até o fim de 2018. Serão licitadas duas mil lotéricas por ano, divididas em lotes de 500 unidades. Os contratos, que começam a ser assinados em 2016, terão 20 anos de duração e poderão ser prorrogados por igual período. Os atuais donos de lotéricas poderão participar do processo, que será realizado via pregão eletrônico, porém nas mesmas condições dos demais interessados. O vencedor deve assinar o contrato no prazo de 180 dias.
Donos de lotéricas, no entanto, ameaçam entrar na Justiça para impedir a licitação. O presidente da Federação Brasileira das Empresas Lotéricas (Febralot), Roger Benac, explica que a maioria dos contratos vence em 2018 e, ao fazer a licitação, a Caixa está “antecipando o vencimento”. Além disso, Benac argumenta que a Lei 12.869, de 2013, garante a renovação da permissão por mais 20 anos. Já a Caixa pondera que a lei não tem efeito retroativo para atender as permissões anteriores a 1999. As lotéricas que serão substituídas são as que tiveram permissão concedida antes de 1999, período em que a legislação não exigia licitação e a autorização se dava por credenciamento na Caixa, disse o banco, em nota à Agência Brasil.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

(Fonte: Jornal de Notícias)

Prefeitura de Coração de Jesus divulga edital de concurso público

A Prefeitura de Coração de Jesus, Norte de Minas, divulgou o edital para concurso público. São ofertadas 236 vagas para todos os níveis de escolaridade e com remuneração de até R$ 2.200. Dez por cento das vagas são reservadas para pessoas com deficiência, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência. Confira o edital.
As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (24), e vão até o dia 18 de outubro no site da empresa organizadora do concurso. Para a seleção dos candidatos serão aplicadas provas de múltiplas escolhas, aptidão física e títulos.
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

SÃO FRANCISCO: Estado lança edital para projeto de ponte

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), publicou neste mês de agosto o edital de licitação para contratar empresa de engenharia que vai elaborar o projeto para a construção da ponte sobre o Rio São Francisco, na rodovia MG-402, trecho São Francisco-Pintópolis. É uma antiga reivindicação das lideranças da região. Orçado em R$ 2.625.712,38, o projeto de engenharia vai contemplar as obras de implantação, melhoramentos do trecho, pavimentação e arte especial.
De acordo com o edital nº 002/2015, as empresas interessadas devem entregar os envelopes até às 11 horas do dia 28/09. No mesmo dia, às 14h30, será aberta a licitação. O prazo para início dos trabalhos é de dez dias a partir da data estabelecida na ordem de início, entregue pelo DER-MG. Já o prazo de execução é de 240 dias consecutivos, contados da data de entrega da ordem de início. Ainda de acordo com o Edital, este prazo de execução é passível de prorrogação.
Para o secretário de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Paulo Guedes, este é o início da realização de um grande sonho para o Norte de Minas. “A construção desta ponte é uma reivindicação antiga da população que espera com a obra melhorias na qualidade de vida dos moradores e na economia da região, já que a rodovia é o principal corredor para escoamento da produção para os centros consumidores”, disse.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Jornal de Notícias

Arcebispo ordena três novos padres, entre eles um de Janaúba

Orlando Filho.

(Por Ivo Júnior) No último sábado, 15 de agosto, foi realizada a ordenação de três novos padres do norte de minas para o serviço de Deus na Arquidiocese de Montes Claros. A ordenação foi realizada pelo Arcebispo Metropolitano Dom José Alberto Moura e pelo Monsenhor Silvestre Melo. Com a Catedral lotada, os três diáconos André, Lauro e Orlando ouviram do Monsenhor Silvestre Melo o pedido de ordenação e Dom José perguntou ao Monsenhor se os três eram dignos do Ministério, o que foi confirmado pelo sacerdote e, em seguida, aclamado pela comunidade que se manifestaram com uma longa salva de palmas.
No final da celebração, Padre André tomou a palavra e agradeceu em nome dos irmãos ordenados de forma geral a todos que, indistintamente, contribuíram para que os três pudessem realizar a vocação sacerdotal. Em seguida, Dom José chamou todos os familiares dos novos sacerdotes e os abençoou. Depois da Missa foi servido na Casa de Pastoral do Bairro Santo Antônio o almoço em comemoração à ordenação presbiteral ocorrida na manhã de sábado, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.
Padre André Cardoso Duarte é da cidade de Claro dos Poções é o terceiro padre do local. Padre Lauro D’An-gelos Meira Boas é da cidade de Bocaiúva. Muitos filhos dessa terra são padres e também de vida religiosa e consagrada. Padre Orlando Miranda Filho é da cidade de Janaúba, terra também que tem dado muitos filhos à vocação religiosa.
Filho de Aurita Mendes Miranda e Orlando Miranda, “Orlandinho” como é conhecido pelos amigos e familiares, desde cedo optou por seguir a carreira religiosa. Ingressou no seminário em 2003 na cidade de Caratinga, em 2004 seguiu para Rio de Janeiro e terminou a preparação em Montes Claros, onde foi ordenado no último sábado. Já no domingo Padre Orlando já realizou a primeira missa na Catedral Sagrado Coração de Jesus em Janaúba. Com a catedral lotada as pessoas puderam ver um filho da cidade à frente da celebração dominical.

Justiça proíbe prefeito de Manga de pintar prédios nas cores do PT

Vereadores Evilásio Amaro, Gil Mendes e Raimundo Mendonça barram, na Justiça, pintura de bens públicos de Manga/MG nas cores do PT

(Por Fábio Oliva) Está proibido pintar prédios públicos e colocar faixas nos veículos da Prefeitura de Manga/MG nas cores vermelha e branca, do Partido dos Trabalhadores (PT). O prefeito Anastácio Guedes Saraiva (PT) tem prazo de 90 dias para, às suas próprias custas, retornar as cores de todos os bens públicos pintados com as cores vermelha e branca, sob pena do pagamento de multa no valor de R$ 200,00 por dia, limitada ao máximo de R$ 200 mil.
A decisão, de caráter liminar, é do juiz de direito Eliseu Silva Leite Fonseca, da 2ª Vara Cível da Comarca de Manga e foi publicada hoje no portal do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. O pedido de proibição da pintura dos prédios públicos e colocação de faixas nos veículos da Prefeitura de Manga nas cores do PT foi formulado através de uma Ação Popular ajuizada por três vereadores.
Evilásio Amaro Alves (PPS), Gil de Jesus Mendes (PP) e Raimundo Mendonça Sobrinho (PTB), vereadores que ingressaram com a Ação Popular, se dizem cansados de esperar que a Câmara Municipal de Manga cumpra o seu papel de fiscalização. Eles alegam que o prefeito controla com “mãos de ferro” a bancada situacionista, que é maioria e não deixa aprovar qualquer requerimento para apuração de irregularidades ou pedido de abertura de CPI.
A bancada do prefeito é formada por pelos vereadores: Leonardo Valério França Pinheiro (PSB), Eziquiel Antônio de Castilho (PR), Hélio Soares de Assis (PPS), o Hélio Boquinha, João França Neto (PT), o Dão Guedes, irmão do prefeito, Luiz Carlos Santana Caires (PT), o Luiz do Foguete, e José de Sá Elvira (DEM). Juntos, eles representam dois terços do total de vereadores.
Ao fundamentar sua decisão, o juiz Eliseu Silva Leite Fonseca ressaltou que as fotografias acostadas ao processo n. 0021714-12.2015.8.13.0393 “demonstram que o” prefeito Anastácio Guedes Saraiva “tem-se utilizado das cores vermelha e branca, cores oficiais do seu partido, em prédios públicos, afrontando aos princípios da moralidade e da impessoalidade da Administração Pública”.
De acordo com o juiz, “as cores escolhidas não se remetem ao símbolo oficial do município, já que predomina na bandeira da cidade as cores verde e branco”. Para o magistrado, “ao que parece, as cores vermelha e branca têm sido utilizadas com fins exclusivamente eleitorais”.
Anotou ainda o juiz que o prefeito, ao pintar bens públicos nas cores vermelha e branca, “às expensas do erário municipal, patrocina o seu próprio partido em detrimento dos demais”, o que, no seu entendimento, “denota nítida violação ao princípio da impessoalidade e às normas da Lei de Improbidade Administrativa”.
Além do prefeito Anastácio Guedes Saraiva, a Ação Popular também tem como réu a empresa Cinzel Empreiteira Ltda., que teria ganhado licitação no valor de R$ 234,6 mil para reforma do CAIC – Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos, local onde funciona a Escola Municipal Padre Ricardo Thristchller, um dos prédios públicos pintados nas cores do PT.
Os vereadores suspeitam que houve fraude na licitação vencida pela empresa, que teria sede num cubículo de menos de 20 metros quadrados em Montes Claros. Além disso, segundo os vereadores, há notícia de que o verdadeiro responsável pela coordenação da reforma do CAIC seria José Carlos Rocha, o Zé Graia, primo do prefeito, sobre o qual pesa a suspeita de ter utilizado indevidamente documentos da empresa individual Silvana Ferreira de Souza para beneficiar-se de contrato de serviços de serralheria com a Prefeitura de Manga e a Câmara Municipal.

Leia a íntegra da decisão clicando aqui.

Em Janaúba, homem é assassinado a tiros no Bairro Rio Novo

Vítima foi morta a tiros (Foto: Eugênio Oliveira)
Um homem de 41 anos foi assassinado a tiros na manhã desta quinta-feira (20), em Janaúba.
A Polícia Militar encontrou o corpo da vítima caído em uma rua no Bairro Rio Novo. Segundo a PM, ele foi atingido por três tiros, sendo um deles na cabeça.
Testemunhas disseram à polícia que o suspeito do crime fugiu em uma motocicleta. A motivação do assassinato é desconhecida e até o momento ninguém foi preso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Carreta carregada de frango tomba e carga é saqueada na BR-251

Carga de frango foi saqueada
(G1) Uma carreta carregada de frangos tombou na BR-251, próximo a Grão Mogol, nesta quarta-feira (19). Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal foi acionada, mas, quando chegou ao local, a carga de 30 toneladas já havia sido levada pelos saqueadores. Ninguém foi preso.
De acordo com a PRF, o motorista perdeu o controle da direção ao fazer uma curva. Ele e a passageira tiveram ferimentos leves e foram encaminhados ao hospital de Francisco Sá.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

PREFEITURA DE JANAÚBA ADERE A PARALISAÇÃO EM PROTESTO CONTRA O GOVERNO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

Prefeitura de Janaúba confirma que vai parar 24 horas em protesto
(Por Ivo Júnior) Cerca de 600 prefeituras mineiras confirmaram a participação na paralisação geral dos serviços municipais para o próximo dia 24 de agosto. O movimento “Crise nos municípios: prefeituras de Minas param por você”, apoiadas pela Associação Mineira de Municípios (AMM), tem por finalidade pressionar o governo federal e estadual para o cumprimento das responsabilidades com os municípios.
Para explicar aos cidadãos quais os motivos da mobilização e expor a difícil situação enfrentada pelas prefeituras, a AMM elaborou materiais informativos com as principais reivindicações dos municípios. Cartilhas e panfletos foram enviados a todas as prefeituras e microrregionais do Estado para que possam disseminar as informações para a população.
Entre as reivindicações estão à recuperação do Fundo de Participação de Municípios (FPM), a redistribuição da arrecadação de impostos, definição dos repasses pendentes dos convênios entre a União, estados e municípios e revisão do Pacto Federativo.
Em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Janaúba, a reportagem foi informada que as ações da prefeitura, das secretarias e demais órgãos públicos ligados ao executivo municipal serão paralisadas no dia 24 em apoio a manifestação liderada pela Associação Mineira dos Municípios.

Em Nova Porteirinha, homem morre após cair em cima de facão enquanto podava árvore

Um homem de 51 anos morreu enquanto podava uma árvore, na Fazenda Recanto Feliz, em Nova Porteirinha (MG), nesta terça-feira (18). Segundo as informações da Polícia Militar, ele se desequilibrou e caiu em cima do facão, que era utilizado para fazer o serviço.
Ainda de acordo com a PM, o facão perfurou o tórax do homem, que chegou a retirá-lo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Uma equipe do Samu foi acionada e constatou o óbito.
A perícia esteve no local e liberou o corpo para os familiares. O facão foi recolhido.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM

Mensagem em rede social ajuda PM a prender traficante no Norte de Minas

Maconha estava dentro de bolsa
(G1) Mensagens enviadas por uma rede social ajudaram a Polícia Militar de Brasília de Minas (MG) a prender um suspeito de tráfico de drogas, de 21 anos, nesta terça-feira (18). De acordo com a PM, ele seria o dono de 2,2 quilos de maconha apreendidos com uma mulher, na estrada que liga a cidade a Montes Claros (MG). Ela também foi detida.
As prisões foram feitas depois que o serviço de inteligência da PM conseguiu descobrir que a mulher, de 18 anos, estava trazendo a droga para Brasília de Minas, de carro. O veículo foi abordado e durante as buscas os militares encontraram uma bolsa com a droga.
No momento da prisão, a mulher enviou mensagens para o rapaz dizendo que havia sido detida. Os policiais foram até a casa dele, onde o encontraram. Ela disse para a PM que receberia R$ 1.800 pelo transporte da droga. O motorista do carro não foi detido.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Posto de Salinas é assaltado pela 2ª vez em uma semana e bandidos roubam mais de R$ 7.000

Um posto de combustíveis localizado às margens da BR-251, no município de Salinas, na região Norte do Estado de Minas Gerais, foi alvo de assaltantes pela segunda vez em menos de uma semana. O último ataque ocorreu na manhã dessa segunda-feira, 17 de agosto, quando um indivíduo armado roubou R$ 2.045,00 em dinheiro.
De acordo com a Polícia Militar (PM), um funcionário do estabelecimento relatou que foi surpreendido por um homem de estatura baixa, trajando blusa de moletom de manga comprida, usando boné, com cavanhaque e com uma arma de fogo em punho. O indivíduo anunciou o crime dizendo: “aqui é um assalto, passa todo o dinheiro”.
De imediato a vítima pegou todo o dinheiro que estava no caixa e repassou ao assaltante, que evadiu com um comparsa que o aguardava em um Saveiro Cross, de cor prata, próximo as bombas de combustíveis. Os indivíduos seguiram sentido a cidade de Taiobeiras.
Ainda segundo a PM, a vítima e uma testemunha afirmaram que os assaltantes são os mesmos que roubaram R$ 4.981,70 do posto na manhã do dia 14 de agosto. O assalto foi registrado pelo circuito de câmeras de segurança do estabelecimento (veja o vídeo abaixo).
A Polícia Militar realizou intenso rastreamento nas imediações, bem como nas rodovias e estradas vicinais da região, porém não obteve êxito, nem tão pouco, pistas ou informações dos autores. Colabore com o trabalho da Polícia e denuncie através dos números 181 e 190. A identidade do informante será mantida em sigilo.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Janaúba e Gameleiras crianças são abusadas sexualmente

(ASCOM PM) No início da tarde do último domingo (16) em Janaúba, a PM recebeu informações de uma mãe desesperada, a mesma afirmou que seu filho com 6 anos de idade havia sido vítima de abuso sexual por um próprio parente de 15 anos.
A criança saiu da residência e seguiu até a casa de um vizinho, quando retornou, percebeu que o filho estava chorando e, ao indagá-lo, a criança relatou que havia sido agredido e abusado sexualmente pelo primo. A genitora da vítima verificou as partes íntimas da criança, e percebeu que havia um sangramento na região genital. Após o fato, o autor evadiu tomando rumo ignorado não sendo localizado.

Gameleiras
Na tarde do último domingo (16) na cidade de Gameleiras, a PM tomou conhecimento que uma criança de 10 anos, também foi abusada sexualmente por um adolescente de 16 anos.

Pesquisa com umbu ajuda na economia do Norte de Minas

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) desenvolveu metodologia que auxilia produtores de umbu a comercializar o fruto. Por meio do enxerto, os pesquisadores desenvolveram frutos de maior proporção, qualidade e com sabor mais concentrado para serem consumidos in natura ou para a fabricação de sucos, compotas, poupas e sorvetes.
O engenheiro agrônomo e pesquisador da Epamig em Nova Porteirinha, Nívio Poubel Gonçalves, explica que o cultivo das mudas tem duas formas: a enxertia e estaca. No processo de enxertia, a muda é introduzida em outra planta e tem a função de fornecer as melhores características aos frutos. A planta receptora (porta-enxerto) é responsável pelo suporte e pelo abastecimento de água e nutrientes. Na estaca, corta-se o galho do umbu. Este é plantado no solo, fazendo assim brotar. Mas esta metodologia é menos tolerante à seca.
O processo de enxertia a faz a planta produzir mais rapidamente, diz o engenheiro da Emater-MG. “O umbuzeiro normal leva cerca de dez anos para começar a produzir, os frutos não possuem tanta qualidade e ainda são pequenos. Já a planta enxertada passa a produzir em aproximadamente 4 a 5 anos, com frutos maiores e mais saborosos”, enfatiza Poubel.
Os frutos normais têm diâmetro pequeno e peso de aproximadamente 20g. Já os enxertados são bem maiores, mais saborosos e pesam aproximadamente 150g. As primeiras mudas foram doadas para os produtores. A venda do umbu, que antes servia como complemento da renda de alguns agricultores, passou a ser essencial para o sustento.
É o caso de Pedro Nogueira, 53 anos, agricultor tem Nova Porteirinha. Ele tinha mais lucro com a venda do leite, já que os umbuzeiros da fazenda demoravam a dar frutos. Após adquirir as mudas da Epamig, a produção aumentou em 90%.
“No segundo ano a produção aumentou demais e atualmente o umbu garante cerca de 70% da minha renda. Vendemos a fruta e a poupa para São Paulo e futuramente pretendo montar uma cooperativa para comercializar no sul da Bahia”, comemora.
Hoje a Epamig mantém um jardim clonal, onde são armazenadas as mudas. Para cada matriz de umbuzeiro são selecionadas 12 mudas enxertadas. O jardim é ampliado à medida que são encontrados materiais com características desejáveis. Atualmente, os engenheiros agrônomos da Epamig prestam consultoria técnica a produtores interessados na preservação ou cultivo desta fruteira.

Sobre a pesquisa
A pesquisa teve início em 1995 com a procura de umbuzeiros que tivessem frutos maiores e de qualidade. Foram identificadas 30 árvores que atendiam às características. O passo seguinte foi definir as técnicas que os produtores utilizavam para a multiplicação das árvores e recolher mudas para a enxertagem. Os estudos terminaram em 2002. Mudas e sementes que foram distribuídas na comunidade agora são vendidas.

Você conhece umbu?

O umbuzeiro tem origem na caatinga. O fruto tem característica ácida e sua forma assemelha-se à de uma ameixa. A planta possui raízes com grande concentração de batatas, que armazenam grande quantidade de água e a faz resistir em regiões secas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Agência Minas

Em Arinos homem de 35 anos é morto quando voltava de culto religioso

(G1) Um homem de 31 anos foi morto a tiros quando voltava de um culto religioso, no Projeto de Assentamento Chico Mendes, em Arinos (MG), nesta segunda-feira (17). O pai dele contou para a Polícia Militar que o filho foi vítima de uma emboscada e levou os tiros enquanto abria o colchete da propriedade dele.
Segundo as informações da PM, o homem foi atingido por seis disparos, na cabeça, costas, perna e tórax. A perícia esteve no local e o corpo foi liberado para a funerária. Ainda não há informações sobre a motivação do crime e ninguém foi preso.

Em Manga Polícia encontra corpo de homem com sinais de violência

(G1) Um corpo de um homem, que aparenta ter 30 anos, foi encontrado pela Polícia Militar no Bairro Alvoredo, em Manga (MG), nesta terça-feira (18).
Segundo as informações da PM, o corpo estava na Rua Pau D’Arco e ainda não foi identificado. A vítima apresentava sinais de violência e tinha uma faca cravada em um dos braços.
A PM ainda não tem pistas de quem cometeu o crime.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Ex-prefeito de Riacho dos Machados está inelegível por três anos

Riacho dos Machados.
Ex-prefeito de Riacho dos Machados, no Norte de Minas, está inelegível por três anos. Antônio Lourenço do Carmo foi condenado por improbidade administrativa por não ter prestado contas da aplicação de recursos federais.
Transitou em julgado no último dia 10 de julho decisão judicial que condenou o ex-prefeito de Riacho dos Machados/MG, Antônio Lourenço do Carmo, por improbidade administrativa decorrente da falta de prestação de contas de convênio firmado com o Fundo Nacional da Educação (FNDE).
Com isso, Antônio Lourenço está com os direitos políticos suspensos por três anos a partir dessa data. Ele também está proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, por igual prazo, e terá de pagar multa civil no valor da última remuneração recebida como prefeito.
Antônio Lourenço administrou Riacho dos Machados, pequeno município de 9,3 mil habitantes, no Norte de Minas Gerais, no período de 1997 a 2001. Durante a sua gestão, o Ministério da Educação repassou ao município R$ 23.920,00 para serem aplicados em um programa de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental. Ao final do prazo do convênio, o ex-prefeito não prestou contas da aplicação das verbas federais, inclusive recusando-se a fazê-lo, quando instado pelo FNDE.
Instaurado processo de Tomada de Contas Especial pelo Tribunal de Contas da União, ele permaneceu inerte, tendo sido condenado a devolver a quantia integral aos cofres públicos.
Para o juízo federal que julgou a ação de improbidade proposta pelo MPF em 2006, “A inadimplência e omissão do RÉU em prestar contas é tão flagrante, em violação aos princípios da legalidade e transparência que orientam a Administração Pública, que sequer compareceu em juízo para se justificar, preferindo tornar-se revel.”
Ao condenar Antônio Lourenço, o magistrado acolheu entendimento do Ministério Público Federal no sentido de que a omissão em prestar contas é uma conduta dolosa, não configurando mera irregularidade, até porque o réu, “mesmo instado em diferentes instâncias e em variadas oportunidades a se pronunciar sobre a omissão verificada, nenhuma explicação se dignou a apresentar”.
Segundo a sentença, o ex-prefeito, “de forma consciente e voluntária”, descumpriu a obrigação constitucional e legal de prestar contas, subtraindo dos órgãos de controle a possibilidade de fiscalizar a correta aplicação dos recursos e violando o princípio da transparência dos gastos públicos.
Inconformado com a condenação, Antônio Lourenço recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), alegando, entre outras coisas, falta de dolo ou má-fé da sua parte. Mas não obteve sucesso.
Lembrando que “o administrador público tem o dever constitucional de prestar contas no prazo estabelecido na legislação”, o acórdão que negou provimento ao recurso do ex-prefeito registrou que a defesa não trouxe qualquer argumento convincente capaz de afastar a irregularidade. E, ao concluir pela presença do dolo genérico exigido para o reconhecimento do ato de improbidade, afirmou que “o requerido manteve-se inerte quanto ao seu dever de ofício como gestor municipal, conscientemente deixando de prestar contas, tanto na esfera administrativa quanto na judicial”.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Aconteceu no Vale

Internautas querem diminuir salários de vereadores em Janaúba

JANAÚBA -- (Por Luís Cláudio Guedes, Pablo de Melo e Fernando Lucas) -- Enquanto os ministros do Supremo Tribunal Federal aprovaram aumento de 16,38% nos próprios salários, a partir do ano que vem, tem vereador com as barbas de molho. O receio é de que prosperem país afora iniciativas como a da Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná, que aprovou, há quase um mês, redução salarial de prefeito, vice-prefeito e dos vereadores. Ali, os vereadores se preparavam para aprovar elevação nos seus salários para o próximo mandato, mas foram surpreendidos com reação popular comandada por uma empresária da cidade e foram obrigados a recuar. O fato chamou a atenção do país e tem inspirado movimentos parecidos nas redes sociais.
Embora ainda incipientes, começam a surgir iniciativas do tipo em cidades do Norte de Minas. Entre estas, Montes Claros e Janaúba. Em Janaúba, onde os vereadores têm sido incitados a incorporar proposta que reduz os atuais salários de cerca cde R$ 8 mil para pouco menos de dois mil reais.
Reduzir os salários dos vereadores de forma tão drástica teria, consequentemente, o efeito prático de reduzir a disputa por uma vaga na Câmara local. Nas redes sociais, principalmente no Facebook já há movimentações, exigindo da Câmara de Janaúba tal redução dos subsídios (salários).
Porém, é sabido que um projeto com tal conteúdo só pode ser votado se for proposto pela mesa diretora, para ser aprovado ou não.
FACEBOOK -- Uma pergunta: “Qual sua opinião? Você seria a favor da redução do subsídio dos vereadores de Janaúba dos atuais cerca de R$ 7.000,00 líquidos para R$ 1.500,00 por mês? Lembrando que isso geraria uma economia de cerca de R$ 4.290.000,00 em quatro anos para os cofres de Janaúba!”, feita pelo radialista Pablo de Melo em sua página no Facebook, gerou e tem gerado diversos comentários e, em sua quase totalidade, os internautas são favoráveis à esta redução. Existe, segundo apurou a reportagem do JORNAL DA SERRA GERAL, uma movimentação visando mobilizar os cidadãos da cidade a irem até a Câmara e pressionarem os vereadores a tomarem tal decisão.
O citado radialista, inclusive, entrevistou um vereador janaubense: Carlos Isaildon Mendes no “Onda em Alerta”, seu programa pela Rádio Onda Norte FM 103,9, e este teria afirmado que é a favor da redução do subsídio dos vereadores de Janaúba. Isaildon, inclusive, convidou a sociedade a um debate para aprofundamento da questão.

Em Jaíba vizinho mata colega a facadas e é amarrado por testemunhas

(R7) Uma briga entre dois vizinhos terminou em morte em Jaíba, no norte de Minas, na tarde deste domingo (16). Os colegas bebiam juntos quando começou a discussão, na vila NH2.
Testemunhas disseram que os colegas, de 27 e 48 anos, estavam em um bar quando começaram a discutir. O mais novo, então, puxou uma faca que estava no balcão e golpeou o vizinho várias vezes.
Ele foi contido por outros frequentadores, mas não houve tempo para o socorro à vítima. quando perceberam que o homem de 48 anos havia sido morto, as testemunhas se revoltaram e bateram no suspeito. Ele foi amarrado pelos pés e pelas mãos até a chegada da Polícia Militar.
Antes de ser levado para a delegacia, em Janaúba, o suspeito precisou receber atendimento médico.
A faca usada no crime também foi apreendida.

Janaúba: Mãe e filho morrem em acidente na MG-401

Carros bateram de frente na estrada que liga
Janaúba a Verdelândia. (Foto: Oliveira Júnior)
Mãe e filho morreram em um acidente na MG-401, entre Janaúba e Verdelândia, no Norte de Minas Gerais, neste domingo (16). Outras quatro pessoas ficaram feridas. As seis pessoas estavam em dois carros.
De acordo com as informações da Polícia Militar, o filho, de 47 anos, viajava sozinho com a mãe, de 72, em um automóvel, quando o outro motorista invadiu a contramão. Os dois carros bateram de frente.
Quatro pessoas que estavam no segundo veículo foram socorridas, o Samu prestou atendimento para duas mulheres, de 22 e 44 anos, e um homem de 47. Os três foram levados para um hospital da região. O Corpo de Bombeiros que também ajudou a socorrer as vítimas informou que um bebê foi levado por terceiros para uma unidade de saúde.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

domingo, 16 de agosto de 2015

Nova Porteirinha: Assaltantes encapuzados invadem casa e amarram moradores

(ASCOM PM) Na noite deste sábado (15), a PM através da equipe do Sgt Teixeira, compareceu na Rua Onze, bairro Califórnia, cidade de Nova Porteirinha, em contato com a vítima M. P. S., este relatou que se encontrava no interior da sua casa quando três infratores encapuzados, estando um deles armado com um revolver, anunciaram o assalto e roubaram vários pertences, incluindo várias peças de roupas.
Momento em que chegou ao local a vítima F. F. S, que também foi abordada pelos infratores e teve vários materiais, além de várias peças de roupas e a quantia de R$ 220 reais em dinheiro roubados. Os infratores amarraram as vítimas no interior da residência, e evadiram em seguida tomando rumo ignorado. As vítimas conseguiram se soltar aproximadamente duas horas depois do fato acionando a PM. Os infratores até o momento não foram localizados.

Drogaria é assaltada em Janaúba

(ASCOM PM) No início da noite deste sábado (15), a PM através da equipe do Tático Móvel deslocou até a Avenida Pedro Álvares Cabral cidade de Janaúba, em uma drogaria, segundo as vítimas dois indivíduos, um de estatura baixa, cor clara, trajando camisa cor cinza, boné branco, o outro cor escura, trajando camisa e boné cor preta, ambos aparentando serem menores de idade, adentraram no estabelecimento e com a mão na cintura anunciaram o assalto.
Os autores ordenaram que as vítimas deitassem ao solo e roubaram dois aparelhos celulares e dinheiro do caixa. Após a ação criminosa evadiram tomando rumo ignorado, não sendo localizados.

Ex-prefeito Warmillon Braga acumulou patrimônio que se equipara aos investigados da Lava-Jato

(Por Maria Clara Prates) Em apenas 16 anos, período durante o qual foi prefeito de Pirapora e Lagoa dos Patos, ambas no Norte de Minas, Warmillon Fonseca Braga acumulou patrimônio que ultrapassa a casa dos R$ 70 milhões. É dono de avião, fazendas, casas, prédios comerciais, postos de gasolina, emissoras de rádios e carros de luxo. O valor só é comparável aos desvios feitos por ex-diretores da Petrobras – uma das maiores petrolíferas do mundo – presos pela Polícia Federal na Operação Lava-Jato. Pior: representa nove vezes a receita tributária anual de Pirapora e 156 vezes a de Lagoa dos Patos. Warmillon não está preso, mas responde a nada menos que 174 processos e inquéritos criminais e de improbidade administrativa.
Alvo de pelos menos duas operações policiais, que o levaram à prisão, o ex-prefeito profissional vê agora o cerco se fechar sobre o seu patrimônio milionário. O juiz da 2ª Vara Cível de Pirapora, Anderson Fábio Nogueira, determinou o confisco e o bloqueio de parte dos bens que Warmillon tentou ocultar em nome de laranjas, A mordida da Justiça é para garantir o pagamento de multa de mais de R$ 9 milhões caso ele seja condenado em mais esse processo de improbidade administrativa, o que significa três vezes um patrimônio de R$ 3,3 milhões que ele deixou de declarar à Justiça Eleitoral e ao fisco.
O sequestro e bloqueio dos bens inclui um posto de gasolina, restaurante, duas contas bancárias no Banco do Brasil, casas e um apartamento e ainda a intervenção judicial em uma de suas rádios. A multa inclui ainda colaboradores de Warmillon na ocultação do patrimônio e lavagem de dinheiro, como a mulher dele, Marcella Machado Ribas Fonseca, a irmã, Veronice Fonseca Braga de Carvalho, a sobrinha Anne Fonseca Braga de Carvalho e o empresário Victor de Sá Motta Pinheiro. Veronice e a filha Anne seriam as donas de parte significativa dos bens confiscados. Além deles, foram incluídos como réus a emissora Sistema Bel Rio de Radiodifusão Ltda. (102 FM) e o Posto Vila Pirapora Ltda.. A multa total, portanto, pode passar de R$ 18,43 milhões.
Rastros Apesar das reiteradas movimentações para o desvio dos cofres públicos, os “arranjos” de Warmillon para blindagem de seu patrimônio deixaram “rastros” que foram perseguidos pelo Ministério Público (MP) estadual. Segundo a ação, em 2004, quando candidato a prefeito de Pirapora, ele declarou à Justiça Eleitoral bens no valor total de R$ 38,6 milhões. No entanto, no mesmo ano, à Receita Federal, os números foram mais módicos: R$ 295,4 mil. A discrepância chama a atenção, mas o erro no esquema de lavagem montado pelo político foi a ausência de declaração de sua sobrinha, à Receita, dos bens que estavam em seu nome, assim como os valores em suas duas contas do Banco do Brasil, movimentadas, na verdade, por Warmillon.
“Relatório fiscal, enviado pela Receita Federal ao Ministério Público por ordem judicial, contém informações que demonstram a confusão patrimonial entre os investigados Warmillon, Anne e Veronice. Veronice foi autuada pela Receita por movimentação financeira incompatível com seus rendimentos e Anne por evolução patrimonial incompatível”, relata trecho da ação. Segundo o MP, à época, os rendimentos da irmã e sobrinha eram provenientes da atividade rural da fazenda do político, que teria sido arrendada por Anne e era administrada por Veronice. E não fica só nisso. Chamou a atenção dos investigadores também a grande remessa de valores de Anne para Marcella, mulher do ex-prefeito. Somente em 2009, os créditos atingiram 12,5 vezes o valor declarado. E mais. Os depósitos na conta eram sacados, às vezes no mesmo dia e nos mesmos valores.

Lava-Jato 
Não são somente os vultosos valores movimentados por Warmillon que fazem lembrar os desvios dos cofres da Petrobras, revelados na Lava-Jato. O esquema de pagamento de propina e lavagem de dinheiro obedece à mesma lógica, apenas numa dimensão menor, apesar de repetidas vezes. Nas administrações municipais, empresas vencedoras das licitações depositavam propinas, muitas delas em espécie, nas contas de colaboradores do político. Os recursos depois eram sacados e investidos em bens para dar uma fachada legal. Na Petrobras, executivos e gerentes investiam em artes. Warmillon, em imóveis e empresas.
Um dos casos citados na ação é o do Posto Vila Pirapora, no entroncamento das rodovias BR-365 e BR-496, de grande movimentação, registrado em nome de Veronice, irmã de Warmillon. Na análise de documentos apreendidos na Operação Waterloo em agosto de 2012, que tinha o político como alvo, “constatou-se que prestadores de serviços e empreiteira com contratos com a Prefeitura de Pirapora, em grande parte, realizaram pagamento para o Posto Vila Pirapora”.
“Ao cabo do trabalho, identificou-se que a empresa Via Nova Construtora Ltda. fez pagamentos ao Posto Vila Pirapora que não correspondiam à venda de combustível, situação esta que não foi explicada por Victor de Sá Motta Pinheiro ao Ministério Público. Esses pagamentos, no total, superaram a soma de R$ 900 mil”, concluem os promotores.
De acordo com a ação, a suposta compra de combustível funcionava como fachada para o pagamento de propina ao prefeito. “Na verdade, o que se constata é que o Posto Vila Pirapora não só foi um empreendimento instalado com recursos de origem ilícita, como também servia para recebimento de valores indevidos e para ‘lavá-los’, dando-lhes aparência de licitude”, atestam os promotores Marcelo Valadares Lopes Rocha Maciel, Luciano Moreira de Oliveira, Paulo Ayres Lima Damasceno, Raul Lino da Rocha Lopes e William Garcia Pinto Coelho.
A reportagem tentou falar com o ex-prefeito e seus familiares, por meio de suas empresas, mas não obteve retorno.

Montes Claros: Assaltantes invadem clube de pôquer e fazem 50 pessoas de reféns

Assaltantes fizeram 50 reféns em clube de pôquer em Montes Claros
A Polícia Militar procura por quatro homens que assaltaram um clube de pôquer no sábado (15) em Montes Claros (MG). Eles fugiram levando celulares e dinheiro, mas a quantia roubada não foi informada.
Segundo as informações da PM, o assaltantes chegaram no momento em que estava sendo realizado um torneio, a 6ª Etapa do Circuito Mineiro. Os criminosos armados fizeram as 50 pessoas que estavam no local de reféns e as obrigaram a deitar no chão. Eles fecharam todas as portas.
Ainda de acordo com a PM, um segurança e um cliente ficaram feridos, receberam atendimento médico e passam bem.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Em Bocaiuva rapaz de 18 anos é morto a tiros dentro de um quarto

(G1) Um rapaz de 18 anos foi assassinado neste domingo (16) em Bocaiuva (MG). A Polícia Militar foi acionada por pessoas que ouviram barulhos de tiros perto de uma casa no Bairro Esplanada. No local, os militares encontraram o corpo do jovem dentro de um quarto.
Segundo a namorada dele, dois homens arrombaram a residência, entraram de capacete e atiraram várias vezes, atingido o rapaz nas costas. A mulher ainda disse que o companheiro estava sendo ameaçado de morte desde que saiu do presídio da cidade, no dia 10 de agosto. Até o momento ninguém foi preso.

Quatro acidentes no Norte de MG deixam dois mortos e três feridos

Motociclista de 26 anos morreu no local
(G1) Um rapaz de 26 anos morreu em um acidente na noite de sábado (15) na Vila Brasília, em Montes Claros (MG). Segundo a polícia, o motociclista Thiago Reis bateu em um carro que seguia em alta velocidade na rua Professor Monteiro Fonseca. O motorista do carro fugiu sem prestar socorro e a vítima morreu no local.
Na manhã deste domingo (16) um homem morreu em um acidente na BR-365, próximo a Barra do Guaicuí. Segundo informações da PRF, o radialista Geraldo Sá perdeu o controle do veículo em uma curva, entrou na contramão e bateu de frente com uma carreta. Ele morreu no local.
Ainda neste domingo, duas jovens, de 19 e 24 anos, ficaram feridas em um acidente de moto no Bairro São José, próximo ao colégio Marista. Segundo as informações do Samu, as duas estavam em um motocicleta e colidiram com um carro. Elas foram encaminhadas para a Santa Casa de Montes Claros..
Também neste domingo, um homem ficou ferido após perder o controle do carro na avenida Governador Magalhães Pinto, próximo ao Interlagos. Segundo os bombeiros, o carro teria saído da pista, batido em uma mureta e caído em uma outra rua que passa por baixo. O condutor foi hospitalizado.