PRF ajuda homem que percorreu 1.500 km da PB a MG a rever os filhos

José morava sozinho na Paraíba e era cuidado por uma irmã
(G1) Um café e alguns minutos de conversa colocaram fim na agonia de uma família. José Manoel de Lima, de 58 anos, saiu de Monteiro (PB) a procura dos filhos, que moram em Belo Horizonte (MG). Depois de percorrer mais de 1.500 quilômetros, de bicicleta, de carona e a pé, ele parou em um posto da Polícia Rodoviária Federal em Montes Claros (MG), nesta segunda-feira (22).
“Ele chegou e parou na janela aqui do posto, imaginamos que ele buscava comida, providenciamos café e biscoitos, mas ele nem tocou nos alimentos. O que ele queria, na verdade, era atenção. Percebemos que ele queria contar a história dele, da busca pela família”, conta Silvana dos Anjos, da PRF.
Ao conversar com José, a policial descobriu que ele não portava documentos. No saco, improvisado como mochila, ele levava apenas roupas, farinha de mandioca, uma faca e um cobertor. Durante o trajeto, ele contou que se alimentou de farinha com açúcar mascavo, trazidos de casa, e de comida dada por pessoas que encontrou pelo caminho. Não soube dizer há quanto tempo havia tomado o último banho e que chegou a dormir ao relento.
“Eu sei ler e escrever um pouco, quando vi a palavra polícia, parei e pensei, talvez a Justiça possa me ajudar na minha missão”, disse.
O que José não sabia era que ao mesmo tempo em que ia atrás dos cinco filhos, também era procurado por eles.
“Ele estava bem lúcido e tranquilo foi capaz de se identificar, de fornecer a data de nascimento e os nomes dos filhos, mas em alguns momentos percebemos que a consciência dele oscila. Com essas informações, descobrimos um anúncio na internet afirmando que ele estava desaparecido e conseguimos localizar os familiares dele”, destaca Silvana.
Por telefone, Josenete Lima, irmã que cuidava de José na Paraíba, disse que ele tomava remédios controlados, mas não soube dizer qual é a doença dele, apenas soube dizer que ele tem “problema de nervos”. O G1 não conseguiu localizar o médico que o atende.
“Ele costumava sumir e ficar três ou quatro dias fora, mas nunca havia demorado tanto tempo e sempre voltava. Algumas pessoas viram ele saindo de bicicleta, estava desesperada, pedia a Deus todos os dias que me desse notícias dele”, fala Josenete.
Depois de localizar o endereço de uma filha de José, que mora em Belo Horizonte, a PRF entrou em contato com a mulher e eles conversaram, enquanto ela pedia para que o pai a esperasse no posto da polícia, ele dizia não acreditar no que estava acontecendo.
“Quem tá falando? Não acredito que és tu não [sic], " afirmou. “Minha maior riqueza era te encontrar”, falou após ser convencido que conversava com a filha.
O reencontro do homem com a família deve acontecer na tarde desta segunda. Os policiais ainda providenciaram um banho e roupas novas para José.
“Me sinto muito feliz, o encontramos em um plantão muito alterado, com vários acidentes graves, as equipes estavam retornando destas ocorrências, esse é um exemplo de que o lado humano ainda impera entre nós, saber que ele vai passar o Natal com a família é muito gratificante”, finaliza a policial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos