“Porta Santa da Misericórdia” é aberta em Janaúba

“Porta Santa da Misericórdia” é aberta em Janaúba
Dom Ricardo abre a Porta Santa da Misericórdia.
Neste domingo, 13 de dezembro, a Diocese de Janaúba reuniu centenas de fiéis, entre padres, religiosos e leigos, para celebrar a abertura da Porta Santa, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, por ocasião do Ano Santo do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco.
A abertura da Porta Santa, realizada pelo bispo, Dom Ricardo Guerrino Brusati, inaugurou solenemente o Ano da Misericórdia na diocese, para o início de uma profunda experiência de graça e reconciliação.
A Porta Santa representa o passo do pecado à redenção, da morte à vida, do não crer à fé. Há também um simbolismo mariano, pois a virgem Maria é a porta através da qual a salvação entrou no mundo.
O bispo motiva que as peregrinações até a Porta Santa sejam acompanhadas de confissão, comunhão, um ato de fé, recitação do credo, e um oração pelo Papa para receber uma indulgência plenária ao passar pela Porta Santa, ou seja, a remissão da pena pelos pecados perdoados em confissão.
Na tradição católica, o Jubileu é o ano que a Igreja proclama para que as pessoas se convertam em seu interior e se reconciliem com Deus por meio da penitência, da oração, da caridade, dos sacramentos e da peregrinação.
Além disto, conforme estimula o Papa Francisco, o Ano da Misericórdia será um tempo para se retomar as Obras de Misericórdia corporais e espirituais:
Obras de misericórdia corporais: dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, acolher os peregrinos, dar assistência aos enfermos, visitar os presos, enterrar os mortos.
Obras de misericórdia espirituais: aconselhar os indecisos, ensinar os ignorantes, admoestar os pecadores, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência as pessoas molestas, rezar a Deus pelos vivos e defuntos.
O início do Ano Santo marca as celebrações do 50º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II. A iniciativa convida os fiéis do mundo inteiro a celebrarem o sacramento da Reconciliação.







Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos