Unimontes Janaúba: Prevenção de acidentes em barragem será tema de debate

A contaminação do solo e a prevenção dos danos causados pelo rompimento de barragens, como aconteceu recentemente em Mariana, serão discutidas por um especialista no assunto nesta terça-feira, 1º de dezembro, no campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na cidade de Janaúba. O professor Luiz Antônio Lima, do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (Ufla), profere a palestra “Drenagem do Excesso de Água de Meios Porosos para Prevenção de Rompimento de Barragens, Encharcamento e Salinização do Solo".
O evento está marcado para às 16 horas, no auditório do campus, com participação aberta a professores, pesquisadores, estudantes, profissionais de áreas afins e integrantes da comunidade. A entrada é gratuita. A palestra está inserida nas atividades da disciplina “Recursos Hídricos e Ambientais.
Coordenador da disciplina, o professor Silvânio Rodrigues dos Santos – do curso de Agronomia – destaca que o debate acontece num momento em que as medidas de prevenção do rompimento de barragens são altamente discutidas, tendo em vista o acidente ocorrido em 5 de novembro último, numa barragem de rejeitos de minério em Mariana.
A chamada “tragédia de Mariana” provocou sérios danos ambientais, incluindo a contaminação do solo às margens do Rio Doce, que poderá comprometer a produção agrícola, tornando áreas inférteis. De acordo com especialistas, os impactos ao meio ambiente poderão demorar décadas para serem reparados.
“A questão também desperta muita atenção em Janaúba, pois, na mesma região – município de Riacho dos Machados –, existe uma barragem de rejeitos de uma mineradora de ouro, pertencente a uma multinacional”, explica. Isto, segundo ele, também preocupa os moradores.
“O nosso objetivo é que a comunidade possa participar da palestra do professor Antônio Lima e venha se informar melhor sobre as medidas preventivas do rompimento de barragens”, afirma Silvânio Rodrigues. 


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Ascom/Unimontes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos