JANAÚBA PERDE O EX-PREFEITO E EX-DEPUTADO ADELINO PEREIRA DIAS

Adelino Dias. Foto: Álbum de família.
(Por Ivo Júnior) A sociedade gorutubana perde mais um ícone da sua história; faleceu nesta segunda feira, 07 de dezembro de 2015, o ex-prefeito, e ex-deputado Adelino Pereira Dias.
Oriundo da cidade de Salinas, Adelino veio com a família para Janaúba ainda muito jovem. Homem de visão empreendedora começou a trabalhar logo cedo no comércio. De fácil acesso e de boa conduta, não demorou muito a virar referência na cidade e na região. Casou-se com Dalva de Oliveira, filha do líder político Américo Soares Oliveira, com quem teve quatro filhos; Adelino Pereira Dias Filho, Pedrina Lígia Dias de Oliveira, Américo Henrique Pereira Dias e Valério Dias de Oliveira. Diante dessa ascensão no comércio e estando ligado diretamente as lideranças políticas locais através do sogro, não demorou muito a ser chamado para fazer parte da história política de Janaúba e também do Norte de Minas.
Em 1971 foi eleito prefeito municipal por Janaúba, obtendo 4.371 votos dos 8.450 apurados naquela eleição, sendo empossado em 15 de novembro de 1972 para um mandato que é lembrado até nos dias atuais como sinônimo de transparência, honestidade e desenvolvimento. Como prefeito esteve envolvido efetivamente em várias ações de grande importância para Janaúba e região. Foi responsável pela implantação do sistema de iluminação pública, implantação de órgãos importantes entre eles o Fórum Bias Fortes, o Departamento de Estradas e Rodagens –DER, diversas escolas públicas, pavimentação asfáltica ligando a cidade de Janaúba a BR-251 e tantas outras obras de não menos importância. Pioneiro na busca pelo desenvolvimento procurou juntamente com empreendedores regionais a implantação de indústrias para cidade entre elas a EMEX que posteriormente veio se chamar Indagro, tendo esta atuada em Janaúba até a década de 90. Contando com apoio de Lideranças Regionais foi incansavelmente a Brasília solicitar a implantação da Barragem Bico da Pedra, tendo obtido êxito na sua construção depois de finalizado seu mandato em 1978/1979.
Participou da “1ª Reunião Regional de Planejamento” da Área Mineira da Sudene realizada em Montes Claros entre os dias 1º a 13 de Agosto de 1975, onde foi tratado a criação e implantação do referido órgão no Semi-Árido mineiro.
Diante do bom trabalho prestado a Janaúba e do reconhecimento da população gorutubana e norte mineira, foi eleito em 1985, deputado estadual, obtendo 29.824 votos, sendo empossado em 15 de novembro de 1986 para fazer parte da 11ª legislatura (1987/1991). Fez parte da Assembléia Constituinte de 1988, grupo de deputados que elaborou e aprovou a Carta Magna do estado de Minas Gerais que serviu como base a elaboração da Constituição Brasileira, vigente até nos dias de hoje. Fato esse comprovado por marco colocado no hall de entrada da Assembléia Legislativa de Minas Gerais que pode ser conferido por qualquer cidadão que esteja de passagem pela capital mineira.
Como deputado foi responsável por diversas obras importantes para Janaúba. No ano de 1989 o então Governador do Estado Newton Cardoso, atendendo a uma solicitação do deputado Adelino Pereira Dias, autorizou de uma só vez a construção do Aeroporto Municipal, bastante pleiteado a época por outros municípios, a ponte sobre o Rio Gorutuba que dá acesso a cidade de Nova Porteirinha que é extensão da MG-122 que liga ao Estado da Bahia, o Ginásio Poliesportivo e o Laboratório de Captação e tratamento de Água da Copasa, que proporcionou ao povo gorutubano que até então bebia água calcária de poço artesiano, uma água de melhor qualidade, sendo assim vista como uma obra de grande importância para a população.
Em 2015 completa-se 30 anos da construção da nova sede da Escola Estadual Euclides da Cunha, obra conseguida pelo deputado Adelino Dias e também a doação do primeiro ônibus universitário da cidade de Janaúba, doado pelo então Governador Helio Garcia enquanto tomava um café na residência do deputado Adelino Dias.
Ao longo de sua trajetória política a casa de Adelino foi palco de diversas discussões políticas que culminou sempre com aquisições e melhorias para o município. Políticos ilustres na esfera estadual e federal, entre eles o próprio Helio Garcia, Newton Cardoso e Tancredo Neves se hospedaram em suas dependências.
Com a morte de Adelino encerra-se um ciclo da política janaubense. Nessa data, fica a matéria, mas deixa-se a história. A história de um homem que viveu para servir, que deixou um legado que jamais será esquecido. Que mostrou que nesse mundo não estamos somente de passagem. Que neste mundo viemos para trabalhar, organizar e transformar e é com essa marca de homem integro, honesto e transparente que Adelino Pereira Dias se despede desse plano para ir brilhar ao lado do Pai Celestial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos