Governo estadual anuncia verba para projeto da ponte entre Manga e Matias Cardoso dois meses após licitar travessia

Imagem: Fernando Abreu/Ascom Manga
(Por Luís Cláudio Guedes) Nada menos que 54 prefeitos e 16 vices compareceram à oitava edição do Dia dos Gerais, data magna que transfere simbolicamente o governo de Minas para Matias Cardoso, nesta terça-feira (8), atraídos com o anúncio da presença do governador Fernando Pimentel, que cancelou a visita após o nascimento da filha e o convite da presidente Dilma Rousseff para vir a Brasília participar de ato anti-impeachment. Do ponto de vista de público, o evento foi um sucesso.
Governador ausente, coube aos secretários Odair Cunha (Governo) e Paulo Guedes (Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais) anunciarem a liberação de R$ 1,8 milhão para a contratação da empresa que irá elaborar o projeto para construção da ponte sobre o Rio São Francisco, ligando os municípios de Matias Cardoso e Manga. O anúncio surpreende porque o Estado ainda finaliza o processo de licitação que escolheu a empresa Navegação Confiança, do Pará, para explorar o serviço de travessia pelos próximos 15 anos.
Há um mês, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) homologou licitação para contratação de projeto de engenharia destinado à implantação, melhoramentos, pavimentação de acessos à ponte e construção de uma ponte sobre o rio São Francisco, na rodovia MG-402, no acesso entre os municípios de Pintópolis e São Francisco. A empresa vencedora foi a Enescil Engenharia de Projetos Ltda.
A cada dia mais surpreso com o potencial de realizações que a condição de ser governo propicia, o secretário Paulo Guedes diz que o projeto é o primeiro passo de uma grande caminhada. “Você pode dizer a liberação do recurso não garante a construção da ponte. Certo, mas a elaboração do projeto é a etapa que nos dá a condição de iniciar a luta pela busca dos recursos. Sem a existência do projeto, que é precondição para a execução de qualquer obra, a ponte jamais sairá da condição de sonho. Hoje demos um grande passo nessa direção”, argumenta Guedes.
Segundo o titular da Sedinor, a construção da ponte sobre o Rio São Francisco representa os sonhos da população da microrregião. “Uma obra que representa progresso, geração de renda e qualidade de vida para esta região”, acrescentou.
O Dia dos Gerais foi marcado ainda por protestos de comunidades quilombolas e outros movimentos autodenominados povos tradicionais, que reivindicam, entre outras pautas, a demarcação de terras e a demissão do gerente do Distrito de Irrigação Jaíba (DIJ). A turma, que queria entregar seus pedidos diretamente ao governador, foi impedida de acessar o recinto onde a solenidade se desenrolou.
Orador da cerimônia de entrega das medalhas, o secretário Paulo Guedes relembrou momentos marcantes da história da fundação do território mineiro.
“Exatamente aqui, nas margens do Velho Chico, foram escritas as primeiras linhas da nossa história. Hoje, Minas Gerais é um estado com nome e sobrenome”, declarou ao lembrar que, em dezembro de 2011, a região teve uma das mais importantes conquistas de sua história. “Com a aprovação da Emenda à Constituição número 89, da qual eu tenho a honra de ser autor, o artigo 256 da Constituição Estadual foi modificado. A criação da terceira data magna do estado legitimou a cidade de Matias Cardoso como o berço da civilização mineira”, destacou.


Restauração da Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Ainda durante o Dia dos Gerais, o secretário de estado de Governo, Odair Cunha, informou que o governo do Estado realizará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), nesta quarta-feira (9/12) a licitação que determinará a empresa que executará as obras de restauração de toda a cobertura da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com um investimento de R$ 600 mil.

Comentários

  1. Só mentira e tapiacao. Momento político e vai todo mundo no embalo da mentira. Limitou as balsas a dois meses e agora Pontes políticos picsretas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos