A qualidade de vida da população depende mais de prefeitos comprometidos do que de Brasília

Diretoria da ADSEG, SEBRAE e SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE TRÊS RIOS.

Com base nessa premissa, destacamos aqui o município de Três Rios (RJ), que, através de um modelo de gestão adequado, promove avanços extraordinários em todas as áreas de governo do município.

(Por Armênio Pereira) Três Rios, município do estado do Rio de Janeiro de 79.264 habitantes (estimativa IBGE/2015) cresce, disparado, acima da média nacional. Enquanto maioria esmagadora dos prefeitos brasileiros reclama (transfere responsabilidade) dos governos federal e estadual pela falta de dinheiro institucional, a cidade fluminense se agiganta, se reinvente e faz dinheiro dentro de seu próprio território.
A partir de um modelo de gestão que combate a burocracia, que prioriza a tecnicidade, que oferece incentivos fiscais, que prima pela eficiência do serviço público e se concentra no desenvolvimento econômico, observando um planejamento arrojado, porém, exequível, o município vem atraindo empresas de porte internacional e nacional e reforça o compromisso de empreender junto a sua própria população. De 2009 até agora, o governo do prefeito Vinícius Medeiros Farah conseguiu atrair para o seu município 193 indústrias de porte pequeno, médio e grande, dentre as quais a Nestlé. A GE, que já iniciou a sua instalação, será a de número 194 a tocar as engrenagens em terras trirrienses.
A administração encontrou – por vias legais, é bom que fique claro -, meios de incentivar a todos os empreendimentos, do empreendedor individual à multinacional, “estendemos tapete vermelho para Nestlé, estendemos tapete vermelho para o empreendedor individual”, pontua o prefeito, explicando que criou mecanismos por meio de um núcleo estratégico, composto por juristas, contabilistas, economistas, administradores e outros profissionais para viabilizar os negócios. “Se a empresa precisa de qualificar seus profissionais, nós oferecemos o suporte necessário. Ao empreendedor individual oferecemos guia de viabilidade para o seu negócio. Oferecemos incentivos fiscais para todos, e as compras do município quase que 100% são realizadas por fornecedores do município seja de produtos ou de serviços”, registra ele, óbvio, por vias legais, é bom que fique claro, neste caso, o prefeito faz valer a Lei Geral do Microempreendedor.
Outro ponto em que o governo trirriense não abre mão é a transparência. Para se ter ideia, além de todos os meios de informação e divulgação, a máquina municipal montou a sua casa de licitação em uma praça, e as paredes que dão para a rua são de vidro transparente, possibilitando a facilidade de acompanhamento por quem quer que seja. Do lado de fora da casa, tem um monitor tamanho gigante para facilitar ainda mais o acesso da população na hora de a prefeitura fazer compras.
É com o espírito empreendedor que o prefeito conseguiu fazer o seu município sair da receita de R$ 79 milhões de reais, no início de 2009 para R$ 340 milhões em 2015.
Antes que alguém questione, é bom que fique claro, o município de Três Rios até 2008 vivia o caos, autoestima da população em baixa, queda de receita, falta de emprego... era a terceira vez que o município quebrava.
Sem comparações, porém, o município de Três Rios até o final de 2008 se atolava em um saudosismo, embrenhando-se em um círculo vicioso. Notadamente, os discursos políticos giravam em recuperação de empreendimentos que já não eram mais viáveis, que já não eram mais um bom negócio para aquela cidade, nem para a população.
Para se ter ideia do caos, Três Rios foi personagem de um quadro do Fantástico (Rede Globo), que à época retratava as piores cidades do Brasil, e estava lá, em primeira mão, este município, naquela época, a chamada da matéria era assim: Três Rios, uma cidade onde nada acontece e o que tem está acabando.
Hoje, a cidade é tida como um bom lugar para se trabalhar e um bom lugar para se viver. Isso, claro, depois de ter sido implementado um círculo virtuoso. Porém, para tanto, foi preciso coragem, quebrar paradigmas, ousar e não fazer conchave com nenhuma instituição, com nenhum partido político, aliás, com ninguém.
Uma comitiva organizada pela Agência de Desenvolvimento da Serra Geral e o Sebrae/Janaúba, formada por empresários, representantes de prefeituras e pré-candidatos desta região foi ver de perto como funciona a administração do prefeito, Vinícius Medeiros Farah, que cresce sem parar, ganha prêmios regionais, nacionais e é modelo para várias partes do planeta. Não são poucos os convites de autoridades e instituições nacionais e estrangeiras, para que o prefeito mostre como é que ele conseguiu revolucionar e promover o seu município em tão pouco tempo. Também não são poucas as comitivas que chegam a Três Rios para conhecer o modelo de gestão trirriense. Somente este mês, o prefeito deu duas palestras na Europa e várias em território nacional sobre o seu modelo de gestão.
A comitiva da Serra Geral assistiu a várias palestras de secretários/técnicos da administração de Três Rios, além de uma abordagem de aproximadamente duas horas do prefeito, relatando como é que ele montou sua equipe e como é que é administrado o município. Não é um bicho de sete cabeças, mas tem mando, liderança, hierarquia, seriedade, disposição política, organização, planejamento e muita coragem com responsabilidade. Para se ter ideia, todos, todos conhecem e sabem o que acontece na administração, por exemplo, a secretária de promoção social domina a sua pasta e sabe muito sobre todas as outras secretarias, o secretário de desenvolvimento econômico sabe muito sobre a sua pasta e também sobre as outras secretarias, isso, além de ser denominada de comunicação interna se chama sintonia, comprometimento de equipe, envolvimento com o que se faz.
Por falar em comprometimento, agora com a intensificação da crise econômica, o governo municipal se movimentou e muito para diminuir os efeitos maléficos no município. O resultado, apresentado em gráficos por técnicos da prefeitura revelam que a crise brasileira é bem menor em Três Rios, isso é explicado pelo fato da diversificação de empreendimentos que foram instalados no município, sobretudo a consolidação do empreendimento individual.
Não por acaso, avaliado pela população, o prefeito chegou a uma aceitação de 85%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos