Norte de Minas terá Banco de Sementes

O Ministério do Desenvolvimento Agrário ajudará o Norte de Minas a criar o Banco de Germoplasma de Sementes, como forma de preservar as espécies que estão em risco de extinção. O ministro Patrus Ananias se reuniu na tarde de sexta feira com os Guardiões das Sementes, em evento realizado no histórico Solar dos Sertões, um dos mais antigos de Montes Claros, quando recebeu o pleito e se comprometeu a ajudar nesse projeto. A iniciativa é da Universidade Federal de Minas Gerais, através do Instituto de Ciências Agrárias e do Centro de Agricultura Alternativa.
O assentado Cristovino Ferreira Neto, do Assentamento Americana, mostrou ao ministro Patrus Ananias a relevância de preservação das sementes crioulas e com isso, usando produtos sem agrotóxicos. Ele salientou que ao usar sementes crioulas, os pequenos produtores acabam fugindo do sistema convencional imposto pelo mercado. Citou que na quarta-feira começaram as chuvas na sua área e no outro dia ele plantou as sementes que estavam guardadas, esperando somente que as chuvas continuem para assegurar uma boa safra.
O coordenador do Centro de Agricultura Alternativa, Ângelo Carrara mostrou ao ministro a importância de assegurar a assistência técnica às comunidades tradicionais. Ele apresentou o Plano de Agro-biodiversidade para o Norte de Minas, alertando que não pode haver descontinuidade desse trabalho, precisando sobre a ajuda do Governo.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Gazeta Norte Mineira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos