MANGA FICA FORA DO LEILÃO DE ENERGIA SOLAR

Empresa interessada na concessão não conseguiu habilitação para participar do certame

(Por Luís Cláudio Guedes) O Grupo Vision não conseguiu habilitação para participar do 2º Leilão para contratação de energia de reserva (LER), realizado na sexta-feira (13), em São Paulo. A empresa, com matriz na cidade de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, tem pronto projeto básico para a instalação de usina de geração de energia fotovoltaica em Manga (aqui), no extremo Norte de Minas, mas não conseguiu a outorga no leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo uma fonte, o Grupo Vision não conseguiu reunir a documentação prevista no edital em tempo hábil para apresentar sua oferta no leilão na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
A proposta previa a instalação de um campo com 13 mil placas fotovoltaicas e capacidade para produção estimada é de 30 MW (megawatts). A ‘fazenda’ seria instalada em área de 70 hectares, equivalente a 70 campos de futebol, ao lado da BR-135, no trecho entre Manga e São João das Missões. O Grupo Vision firmou contrato de gaveta no valor de R$ 1 milhão com um empresário local, para garantir a compra da área que vai abrigar a planta do futuro empreendimento.
Segundo a empresa, o município de Manga foi escolhido após pesquisa que apontou o grande potencial apontado no mapa de radiação solar de Minas Gerais. Contribuiu ainda para a escolha, a proximidade com um ramal de distribuição de energia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), além do custo do terreno. No leilão da semana passada foram concedidas autorizações para a instalação de projetos semelhantes em Pirapora e Paracatu.
A empresa vai disputar do leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para aquisição de energia de reserva, destinado à contratação de energia elétrica de novos empreendimentos, de fonte solar fotovoltaica e eólica. O leilão está previsto para ocorrer no dia 13 de novembro. A empresa deve participar do próximo leilão para contratação de energia de reserva, previsto para ocorrer ao longo de 2016, mas ainda sem data definida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos